PUBLICIDADE

Vamos Ler encerra 2022 com maior atuação de seus 15 anos

Projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede teve recorde de participações em todas as esferas, como a atuação em 17 município ao longo de 2022

Alunos foram os principais protagonistas da maior edição do projeto
Alunos foram os principais protagonistas da maior edição do projeto -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O Vamos Ler – Geração Digital encerra sua 15ª edição com uma expressiva expansão em 2022. Foram 17 municípios participantes ao longo deste ano: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Palmeira, Teixeira Soares, Irati, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Guamiranga, Reserva, Imbaú, Ortigueira, São João do Triunfo e Fernandes Pinheiro.

Outros três colégios particulares também participaram do projeto: Integração, Sagrada Família e Sepam, além da participação da instituição pública do CAIC – todos de Ponta Grossa. Para complementar, uma parceria com a Unimed PG trouxe sete videoaulas especiais sobre temas de saúde e meio ambiente. O apoio da Copel, Governo do Estado e Tetra Pak complementou as amplas parcerias do Vamos Ler – Geração Digital em 2022.

Nas produções, os números se destacam: mais de 900 publicações realizadas no Portal aRede, além de quase 100 páginas no Jornal da Manhã. Foram 292 educadores atuantes que serão certificados, superando os 320 atores educacionais de forma direta e indireta. Mais de 10 mil alunos complementam a ampla atuação do projeto ao longo dos últimos meses.

Para Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede, o resultado vem em sintonia com um trabalho sério e que apresenta resultados reais aos participantes. “O Vamos Ler amplia sua atuação todo os anos porque mostra, na prática, os diversificados trabalhos dos professores e alunos em sala de aula. Soma-se a isso uma série de materiais que disponibilizamos e permitem unir mídia, educação e novas tecnologias, algo indispensável na formação de quem já nasceu nesta geração digital”, elenca Rodrigues.

Complementando, a ferramenta comunicacional-pedagógica que é referência quando falamos do Vamos Ler – Geração Digital: os blogs escolares. Neste ano, mais educadores e educandos transformaram este recurso do projeto do Grupo aRede como um mural digital indispensável para a formação digital das novas gerações. Ao todo, são mais de 100 blogs criados ao longo dos últimos anos.

Projeto amplia premiação em 2022

Para valorizar ainda mais as práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula, o Vamos Ler – Geração Digital reformulou seu Concurso de Blogues Escolares. Neste ano, houve uma única categoria para cada município: o Melhor Blog Escolar. Assim, mais de 300 prêmios foram distribuídos do dia 8 de novembro a 1º de dezembro, com um tablet ao professor vencedor e um headphone para todos os alunos da turma. Para as particulares, houve a distribuição de um headphone junto aos melhores textos, fotos e vídeos de cada instituição.

Premiados

Ao longo deste ano o Vamos Ler - Geração Digital percorreu municípios das regiões Campos Gerais e Centro-Sul, entre os dias 8 de novembro a 1º de dezembro, para premiar cada turma de destaque dentro do Concurso de Blogues Escolares 2022. Confira os registros deste ‘tour’ que valoriza a educação paranaense.

Confira um resumo de cada município:

JAGUARIAÍVA - TRADIÇÃO NO VAMOS LER

Um dos mais tradicionais municípios participantes do Vamos Ler e que já venceu a categoria de Melhor Blog Escolar em 2021, Jaguariaíva recebeu a primeira premiação do Concurso neste ano. O Cine Teatro Valéria Luercy foi o palco para premiar o 5º ano A da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques da professora Cláudia Rossi. O evento aconteceu pela parte da manhã do dia 8 de novembro.

IMBAÚ - ADESÃO IMEDIATA

O município, junto a Palmeira, entrou no projeto Vamos Ler no segundo semestre de 2022, teve uma adesão imediata e uma saudável concorrência entre as turmas. A Secretaria de Educação foi o palco da premiação, na manhã de quarta-feira (9), que reconheceu o amplo trabalho do 4º ano A da Escola Municipal Barão do Rio Branco sob coordenação da professora Juanita Aparecida Amaral.

RESERVA - PARTICIPAÇÃO EFETIVA

Com uma das maiores concorrências em 2022, Reserva foi outro grande destaque no decorrer do ano letivo. Várias turmas competiram, mas a grande vencedora foi o 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, na comunidade de José Lacerda, orientados pela professora Emelda Ione Naegeler. O evento ocorreu no dia 9 de novembro, período da tarde, no Polo UAB.

CARAMBEÍ - TRAJETÓRIA DE QUEM CONHECE

Carambeí, junto com Ponta Grossa e Jaguariaíva, estão presentes desde o primeiro Concurso de Blogues Escolares em 2017. Com esse conhecimento do projeto do Grupo aRede, a competição foi bastante interessante, com a vitória do 5º ano B da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, palco da cerimônia na manhã do dia 10. A professora Rosane de Jesus Rodrigues conduziu o trabalho vitorioso.

IVAÍ - DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS

Em seu primeiro ano de atuação no projeto Vamos Ler, o município de Ivaí se destacou pela amplitude de conteúdos. Ainda, destaca-se a participação de todas as escolas, que puderam abrilhantar ainda mais a premiação que reconheceu o trabalho do 5º ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, da professora Daiane Prado. A cerimônia foi na Câmara Municipal, pela manhã do dia 11 de novembro.

CASTRO - DO CAMPO À CIDADE

Outro município que possui ampla tradição no projeto Vamos Ler, Castro contou com uma ampla sinergia das instituições de ensino do campo e também da cidade. Dessa foram, a grande vencedora do Concurso 2022 foi a Escola Municipal de Guararema, da professora Scheila Aparecida Samuel. A premiação ocorreu na própria instituição de ensino na manhã do dia 16 de novembro.

ORTIGUEIRA - EXPERIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Destaque nos trabalhos que utilizam tecnologias, o município de Ortigueira, que participa pela segunda vez do projeto Vamos Ler, também teve reconhecimento a um amplo trabalho dentro do Concurso. a turma premiada O 4º ano da Escola Municipal Prefeito Nilson Gorski orientada pela professora Cristiane Messias foi o grande vencedor. A cerimônia foi no período da tarde do dia 21 no Centro Cultural Queimadas.

GUAMIRANGA - RESULTADO EXPRESSIVO

Mais um município que iniciou sua trajetória em 2022 dentro do projeto do Grupo aRede foi o município de Guamiranga. E, com uma adesão orgânica, o Concurso premiou uma turma que representa bem a rede municipal de ensino: o 5º ano A da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates, sob orientação da educadora Vilma Kelte Menon.

PALMEIRA - AGILIDADE, TRABALHO E RECONHECIMENTO

Iniciando os trabalhos no segundo semestre de 2022, Palmeira foi mais um exemplo de sucesso, com rápida adesão e trabalho reconhecido junto ao Vamos Ler. Dessa forma, na manhã do dia 23 de novembro, o projeto do Grupo aRede foi premiar e reconhecer o excelente trabalho do º ano A da professora Alexsandra Schweigert de Oliveira (Sandy) em evento na Escola do Campo de Witmarsum.

IPIRANGA - COMPETIÇÃO ACIRRADA

Assim como em 2021, outra turma de uma escola rural de Ipiranga venceu o Concurso do Vamos Ler. Desta vez foram os alunos e professora Alana de Oliveira do 5º ano A da Escola Indalécio Lemes Galvão. Vale destacar que o município teve uma das mais acirradas competições, que teve seu apogeu em premiação realizada no Teatro Plauto Miró Guimarães, na tarde do dia 25 de novembro.

IRATI - GRANDE RECEPÇÃO

Seja na participação ou nos eventos realizados em decorrência do Concurso do Vamos Ler, o município de Irati é sempre um grande destaque. Em 2022 não foi diferente: a Escola Municipal Rosalina Cordeiro foi palco da premiação deste ano, em decorrência da vitória do 5º ano C da Marli Teresinha Chasco. A cerimônia aconteceu no período da manhã do dia 28 de novembro.

PONTA GROSSA - PALCO DO VAMOS LER

Ponta Grossa é o município onde o Vamos Ler nasceu há 15 anos. E, dessa forma, a premiação em 2022 reuniu o maior número de premiados em evento na manhã do dia 29. O 4º ano A Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma foi o grande vencedor na categoria das escolas municipais, enquanto houve três premiações para cada um dos colégios participantes: Integração, Sagrada Família e Sepam.

SAGRADA FAMÍLIA - IDENTIFICAÇÃO

O Sagrada Família já tem uma longa história no Vamos Ler e, em 2022, mais uma vez mostrou como seu método de ensino é identificado com o projeto do Grupo aRede. Na cerimônia de premiação do dia 29, no Centro de Cultura, houve premiação para Heitor Mello do 7º ano (Melhor Foto), Ana Paula Ferraz do 9º ano (Melhor Vídeo) e Yasmin Graboski (Melhor Foto) do 1º ano do Ensino Médio (Melhor Texto).

INTEGRAÇÃO - RESPEITO E COMPROMISSO

Uma campanha valorosa, o Integra+Respeito, permitiu que o Colégio Integração mostrasse a seriedade do seu trabalho. Outra das instituições mais tradicionais na participação do Vamos Ler, os alunos deram show neste ano e foram premiados no evento no Centro de Cultura no dia 29. Lilian Jhaddy Stremel Bueno e Juliana Carraro, ambas do 2º ano do Ensino Mèdio, e Manuela Louise Wisbiski, do 9º ano, venceram Foto, Vídeo e Texto, respectivamente.

SEPAM - LEITURA DO MUNDO

Com ênfase nos trabalhos de literatura e Língua Portuguesa, o Colégio Sepam constrói outra grande história de sucesso no Vamos Ler. Na cerimônia do dia 29 de novembro, no Centro de Cultura, amplos trabalhos foram reconhecidos e exaltados. São eles: a Foto da aluna Esthefani Thaina Mendes, do 7º ano; da mesma turma, com Vídeo, a educanda Valentina Moro; e, complementando, Sofia Pontes Mattioli, do 6º ano, com o Texto.

TEIXEIRA SOARES - RETORNO EM GRANDE ESTILO

Após dois anos, Teixeira Soares volta ao Vamos Ler com um profícuo trabalho e uma variedade de conteúdos aplicados em sala de aula. Dessa forma, o gabinete do prefeito foi o local da cerimônia de premiação que reconheceu a atuação do 5º ano A da Escola Municipal Padre Ladislau Maibuk da Veridiana do Nascimento Ferraz, pelo período da tarde do dia 29 de novembro.

PIRAÍ DO SUL - PROFESSORES ENGAJADOS

Piraí do Sul é mais um dos participantes que já conta com uma relevante tradição no projeto do Grupo aRede. E, em 2022, o reconhecimento veio para uma instituição de ensino do campo: o 5º ano A da Escola Rural Municipal Padre Anchieta, sob orientação da professora Juliane do Rocio de Anhaia, foi premiado em evento à tarde do dia 30 de novembro no Salão Nobre da Prefeitura.

IMBITUVA - RECORDE DE PARTICIPAÇÕES

E, para encerrar com chave de ouro as premiações 2022 do Concurso 2022, o município que teve mais educadores participantes ao longo do ano: Imbituva. Foram 43 participantes, do qual a professora Eliete Camargo Heirich, do 4º ano A, da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, venceu a competição. A instituição de ensino recebeu o último evento no dia 1º de dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE