PUBLICIDADE

Conscientização marca Outubro Rosa em turma de Piraí do Sul

Diversos aspectos acerca da campanha contra o câncer de mama foram desenvolvidas pelo 5º ano da Escola Rural Eurides Martins; professora destaca métodos para trabalhar tema com alunos

Ação teve amplo destaque junto à turma
Ação teve amplo destaque junto à turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 5º ano da Escola Rural Municipal Eurides Martins, em Piraí do Sul, da professora Sibeli Krubniki, pôde participar de uma valorosa iniciativa sobre o Outubro Rosa. A docente responsável pelo projeto Rosângela Lopes, comenta os principais aspectos da iniciativa, contextualizando toda parte histórica e as ações desenvolvidas pelo educandos.

“Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero. A campanha existe desde 1990, começou na cidade de Nova York, com a realização de uma corrida pela cura do câncer de mama. No evento, os participantes receberam um laço rosa que se tornou o símbolo da campanha”, aponta a educadora.

Rosângela também traz o Outubro Rosa no Brasil: campanhas que acontecem desde 2022 e, a partir de 2011, relacionadas ao câncer do colo de útero em diversos estados. “Apesar de ser um assunto delicado, muitos defendem a necessidade de ser falado em sala de aula, ajudando alunos e professores a se conscientizarem, a compreenderem e acompanharem amigos e familiares nessa luta contra o câncer de mama e do colo do útero”, relata a professora.

Outro ponto que a educadora traz são os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontando que cerca de 66 mil mulheres desenvolverão esta patologia entre 2020 e 2022. Uma estimativa do instituto também coloca este câncer como a segunda causa de morte entre as pacientes. Assim, elenca a docente, passou-se a pensar em quantas crianças podem estar sofrendo com situações do gênero em casas ou quantas poderiam ter ajudado acerca da prevenção para parentes mais próximas.

“Todos os anos são realizadas nas escolas, campanhas de conscientização sobre vários assuntos e temas, e essa é uma campanha que está sendo realizada durante esse mês com nossos educandos de todas as turmas, mas em especial com os alunos do 5º ano A da nossa escola”, cita Rosângela.

A professora também fala que a campanha é de extrema importância para a conscientização da doença que afetas muitas mulheres no mundo todo e que é preciso fazer com que os pequenos levem informações básicas às famílias que muitas vezes não tem acesso à informação acerca do assunto ou não sabem onde procurar a ajuda necessária. Assim, complementa a educadora, o mínimo de informação para ajudar e conscientizar as melhores já significa muito.

“Trabalhamos em sala de aula com cartazes, atividades escritas, textos e vídeos sobre a importância principalmente de um diagnóstico precoce do câncer de mama e, qualquer sinal diferente em seu corpo, as pessoas devem procurar uma unidade básica de saúde, porque quando descoberto no início a probabilidade de cura do câncer é bem maior”, complementa a docente.

Por fim, Rosângela cita a entrega de panfletos de conscientização aos alunos para levarem aos familiares com informações básicas acerca da prevenção e como procurar ajuda em caso de passarem por esta situação. “A turma do 5º ano distribuiu aos demais estudantes da escola um lápis personalizado sobre a campanha do outubro rosa para levar para a casa”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Eurides Martins clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE