PUBLICIDADE

Recicláveis são matérias-primas para brinquedos em Ipiranga

Iniciativa sustentável ocorreu no 5º ano da Escola Professora Anita Taborda Puglia; itens podem ser utilizados por todos da instituição

Trabalho trouxe diversão e reflexão sobre importância de criar seus próprios brinquedos
Trabalho trouxe diversão e reflexão sobre importância de criar seus próprios brinquedos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Anita Taborda Puglia em Ipiranga, sob coordenação da professora Lucimara Elesandra Carneiro trabalharam, durante esta semana, a sustentabilidade e o papel do cidadão junto ao meio ambiente. Segundo a docente, dessa forma surgiu a ideia da confecção de brinquedos recicláveis para serem utilizados não apenas pela turma, mas por toda a instituição de ensino na hora do recreio interativo.

“Todo mundo sabe que é muito legal jogar videogame, jogar jogos no computador ou assistir televisão. Mas, qualquer um deles já lhe oferece a brincadeira pronta. Você não precisa fazer mais nada além de saber apertar botões ou usar controle remoto. Isso significa que você praticamente não usa a criatividade e não aprende coisas diferentes, e isso não é muito bom. Então, quando a criança está dividindo seu tempo de lazer para fazer também outras coisas divertidas, como por exemplo criar brinquedos com material reciclável, inventar brincadeiras, está desenvolvendo a criatividade e colaborando com o meio ambiente”, aponta a educadora.

Segundo a educadora, isso propicia interação social, onde os brinquedos e brincadeiras são essências em diversos aspectos nesta fase dos alunos, com eles se desenvolvendo, apendendo a conviver socialmente, “se arrisca a conhecer o novo, explora sua criatividade, trabalha sua sensibilidade e comunicação, e conhece o mundo a sua volta”. Lucimara também cita que “além de ecológicos e educativos, os brinquedos sustentáveis também são livros de matérias tóxicos que podem ser nocivos à saúde sensível das crianças”.

A professora também cita a fala da diretora Elenice Mulinari, onde “a diversão, muitas vezes, está mais no fazer, investigar e descobrir como as coisas funcionam”. Ainda, pontua que “utilizando materiais simples, como embalagens e resíduos recicláveis, podem ser criados brinquedos que, além de divertir, ensinam as crianças a importância de aproveitar e reiventar o que consumimos”.

Para complementar, traz a fala do aluno Paulo Henrique Biaco, que fala que foi bom e divertido confeccionar os brinquedos com os recicláveis, preservando o meio ambiente. E, fecha com a explanação da pedagoga Lícia Mara sobre a importância de resgatar brinquedos e brincadeiras, além de que o trabalho também pode ser realizado com a família, “relembrando assim que muitos brinquedos que eram confeccionados com recicláveis”.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Anita Taborda Puglia clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE