PUBLICIDADE

Atividade de 5º ano transforma alunos em jornalistas

Ação ocorreu na turma da Escola Prefeito Aristides Soares de Jaguariaíva em sintonia com a proposta do Vamos Ler

Imagem ilustrativa da imagem Atividade de 5º ano transforma alunos em jornalistas
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Ação ocorreu na turma da Escola Prefeito Aristides Soares de Jaguariaíva em sintonia com a proposta do Vamos Ler

Com a proposta ‘Hoje você é jornalista’, a turma do 5º ano da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares em Jaguariaíva desenvolveu um amplo trabalho junto a professora Neide Amara Silva dos Santos no dia 29 de julho de 2020. Dentro do projeto Vamos Ler – Geração Digital, que trabalha questões de mídia, educação e novas tecnologias, a turma desenvolveu uma ação direcionada aos temas com a atuação dos alunos como verdadeiros jornalistas.

“Sugeri mais uma atividade para ser trabalhada no projeto Vamos Ler, onde os alunos teriam que falar sobre uma matéria para um jornal no qual o jornalista seriam eles. Foram sugeridos alguns temas, no qual a maioria escolheu falar sobre o meio ambiente”, aponta a docente sobre o início do trabalho, que ocorre de forma remota devido a paralisação das aulas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A professora pontua que os alunos escreveram um texto acerca da temática, fazendo “um bonito desenho para ilustrarem”. “Falar do meio ambiente é muito importante, ainda mais nessa idade no qual os alunos ainda estão em processo de aprendizagem e absorção de conteúdo. Conscientizar os alunos desde já é uma tarefa muito importante, pois o meio ambiente é algo de essencial importância para nossas vidas”, explica Neide sobre a relevância do trabalho.

Para complementar, a educadora faz um paralelo sobre a importância de trabalhar com temáticas pertinentes não apenas dentro do projeto, mas em outras atividades regulares, como a própria sala de aula. “O meio ambiente e sua preservação é um assunto que deve ser recorrente, fazendo parte do nosso cotidiano”, cita a professora.

A turma, que vem participando regularmente de inúmeros trabalhos, já havia participado com outros conceitos de comunicação em suas casas, como atividades com exemplares do Jornal da Manhã e outro estudo e aplicação de tecnologias que os próprios alunos utilizam em seu dia a dia e possuem familiaridade.

Confira a produção completa no blog escolar da Escola Prefeito Aristides Soares. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE