Charge é gênero central de atividades em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Charge é gênero central de atividades em Jaguariaíva

Turma do 5ºC da Escola Antonio Fanchin pode realizar leitura, interpretação oral e produção de elementos presentes nos jornais impressos.

Imagem ilustrativa da imagem Charge é gênero central de atividades em Jaguariaíva
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Turma do 5ºC da Escola Antonio Fanchin pode realizar leitura, interpretação oral e produção de elementos presentes nos jornais impressos.

As charges são elementos dos jornais impressos que estão presentes desde o começo da circulação deste meio de comunicação. Entender mais sobre o gênero vem sendo amplamente utilizada em Jaguariaíva, que dispõe dos recursos do Jornal da Manhã. E foi sobre este assunto que a professora Vandicléia Pinheiro trabalhou com os alunos do 5ºC da Escola Municipal Antonio Fanchin.

“No primeiro contato será explicado aos alunos que o tema a ser desenvolvido tem a finalidade de trabalhar um gênero pouco conhecido por eles, mas frequentemente presente em jornais, revistas, televisão e outros meios; para tanto será necessário familiarizar os alunos com o conceito charge”, destaca a professora.

Na sequência, foi utilizada a TV multimídia em sala, apresentado diversas charges com temáticas diferentes. Para trabalhar a interpretação oral, a docente conduziu perguntas, instigou os alunos a observar o conteúdo e fazer suas ponderações. “Depois de devidamente analisadas oralmente as charges, os alunos, em equipe, fizeram a interpretação escrita da charge publicada no ‘Jornal da Manhã’ do dia 27/03, página 02”, comenta Vandicléia.

A atividade seguiu com as interpretações corrigidas e textos sobre as charges trabalhadas deram continuidade a aula – com os materiais textuais sendo relacionados ao gênero proposto em sala de aula.

“A próxima atividade, também desenvolvida em grupo, consistia na escolha de uma notícia ou fato de âmbito nacional (sobre um tema a ser escolhido pelo grupo) e outra local (tema escolhido pelos alunos: a fugas de detentos da carceragem de Jaguariaíva) para produzirem charges”, completa a docente.

Para conferir todas as produções da Escola Antonio Fachin, acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE