Educadores recebem oficinas de capacitação | aRede
PUBLICIDADE

Educadores recebem oficinas de capacitação

Objetivo é apresentar mais sobre o Vamos Ler, metodologia, envio de materiais, entre outros esclarecimentos.

Imagem ilustrativa da imagem Educadores recebem oficinas de capacitação
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Objetivo é apresentar mais sobre o Vamos Ler, metodologia, envio de materiais, entre outros esclarecimentos.

O Vamos Ler - Geração Digital utiliza das oficinas pedagógicas para apresentar a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários de Educação como funcionará o projeto neste ano. Em um modelo parecido com a temporada passada, a coordenação visita os municípios e escolas particulares, apresentando os objetivos do programa e a forma de envio de materiais.

A metodologia utilizada é a principal forma para que professores e coordenadores pedagógicos, principais atores em sala de aula junto aos alunos, possam esclarecer suas dúvidas acerca do projeto e entender como funcionam as atividades de mídia e outras produções, além dos blogs escolares.

Nas oficinais, é apresentado a forma de envio dos materiais: através de mensagens do aplicativo Whatsapp, para a coordenação do projeto, assim como um e-mail específico para o recebimento de materiais. Conhecendo estas duas vertentes, os professores e pedagogos têm a oportunidade de enviarem, logo após a oficina de capacitação, os materiais que já produziram.

Neste ano, o Vamos Ler - Geração Digital iniciou a primeira oficina no município de Carambeí. Na sequência, foi a vez de Ponta Grossa, integrando toda a rede municipal de ensino, receber o encontro pedagógico. O Colégio Sagrada Família foi a primeira instituição particular a fazer a formação do Vamos Ler desde que o projeto entrou na era digital. Jaguariaíva, Castro e Tibagi, respectivamente, também puderam começar os trabalhos após as oficinas realizadas. Por fim, um encontro com o secretário de Educação em Teixeira Soares e a capacitação em Piraí do Sul, fecharam o calendário, até o momento, do Vamos Ler - Geração Digital.

Mas, os trabalhos continuam. Nesta semana, o Colégio Integração receberá a capacitação na quarta-feira (21), enquanto os professores e pedagogos de Teixeira Soares terão a oficina na sexta-feira (23), pela manhã. A Escola Evangélica, de Carambeí, ainda não tem data definida, mas será integrada até o começo de abril nas capacitações realizadas.

Junto aos parceiros, o Vamos Ler alinhou as primeiras atividades com o Parque Histórico de Carambeí. Nesta terça-feira (20), será a vez do Instituto Mundo Melhor (IMM) conhecer e incorporar as atividades do projeto em 2018. Com materiais pedagógicos, apresentações delimitadas e esclarecimento de dúvidas através do canais de comunicação disponibilizados pela coordenação do Vamos Ler, o projeto dá início a partir de segunda-feira (19), com divulgações no site do projeto.

JM divulgará duas páginas semanais do Vamos Ler

São 11 anos de publicações do Vamos Ler nas páginas do Jornal da Manhã. E, em 2018, respaldado pelo sucesso que o Geração Digital vem trazendo para a região, o número de páginas semanais do projeto passará de uma para duas durante todo o ano letivo.

As publicações serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, com edições especiais em outros dias da semana, conforme a necessidade de divulgação de materiais. Apenas em 2017, o Vamos Ler atingiu a grande marca de 48 páginas dentro do Jornal da Manhã, referência há mais de meio século na região dos Campos Gerais.

O aumento no número de páginas também beneficiará municípios, como Jaguariaíva, que trabalham com as edições do Jornal da Manhã semanalmente, utilizando dos recursos próprios que apenas o impresso traz.

O objetivo é homenagear a história do Vamos Ler que nasceu como uma iniciativa do Jornal da Manhã. Assim, aliado às novas tecnologias e a revolução digital, os alunos da região podem compreender a importância do jornal impresso ao longo da história da comunicação - e, consequentemente, da educação. A primeira edição com materiais produzidos pelos estudantes participantes do Vamos Ler sairá nesta terça-feira (20).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE