PUBLICIDADE

Vamos Ler inicia 11ª edição com expansão regional

Geração Digital chega a oito municípios, três escolares particulares, além de diversas entidades e empresas parceiras.

Imagem ilustrativa da imagem Vamos Ler inicia 11ª edição com expansão regional
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Geração Digital chega a oito municípios, três escolares particulares, além de diversas entidades e empresas parceiras.

Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do portal aRede, em parceria com o Jornal da Manhã, inicia as atividades em 2018 trazendo a metodologia consolidada nos anos anteriores. Entre as principais novidades está o aumento do número de municípios – de cinco para oito nesta temporada. As Secretarias de Educação envolvidas no projeto em 2018 são: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Imbituva e Teixeira Soares.

Outro ponto de destaque do Vamos Ler – Geração Digital é a inserção de três escolas particulares da região. Os Colégio Sagrada Família e Colégio Integração, de Ponta Grossa, além da Escola Evangélica, de Carambeí, entram para o maior projeto de mídia, educação e novas tecnologias dos Campos Gerais. Com as instituições de ensino particulares, o Vamos Ler também agrega outra novidade: os trabalhos com o Ensino Fundamental II.

As parcerias com entidades e empresas continuam, com trabalhos a serem desenvolvidos neste ano. O Instituto Mundo Melhor (IMM), parceiro do Vamos Ler em 2017, busca levar conceitos comunicacionais aos jovens atendidos pela instituição. O Parque Histórico de Carambeí, referência no que cerne a história do município princesino, também desenvolverá atividades, assim como a Unimed, outra novidade para este ano de 2018.

Desenvolvido através do portal aRede, em parceria com o Jornal da Manhã, o Vamos Ler – Geração Digital busca inserir as mídias digitais em sala de aula pelo terceiro ano consecutivo. Com os resultados positivos dos últimos anos, o número de turmas também aumentou. Os blogs escolares, referência pedagógica-comunicacional, continuam agregando todas as turmas, com a divulgação na integra do que é realizado por professores e alunos dentro da sala da aula.

Sucesso no ano passado em toda a região, o Concurso de Blogs Escolares amplia as premiações: em 2017 foram seis premiados, contra 14 neste ano, nas mesmas quatro categorias - melhores blogs escolares, textos, fotos e vídeos.

Produções

Além dos blogs escolares, concurso, publicações digitais e impressas, o Vamos Ler - Geração Digital ainda divulga as produções através de boletins eletrônicos e especiais, como a Anuário da Educação. Para 2018, o objetivo é a inserção de entrevistas e vídeos com os destaques do projeto.

Escolas particulares de PG e Carambeí aderem ao projeto

O maior projeto de mídia e educação dos Campos Gerais ganhou três reforços de peso para este ano: o Colégio Sagrada Família, Colégio Integração, ambos de Ponta Grossa, e a Escola Evangélica, de Carambeí, são as primeiras instituições de ensino particulares desde que o projeto passou a ser totalmente digital.

“A inserção do Sagrada no projeto Vamos Ler reforçará as práticas de linguagens contemporâneas, a valorização da leitura e a produção de conhecimentos possibilitando aos educandos a interação no contexto social e o exercício da cidadania interativa e responsável”, comenta a Irmã Edites Bet, diretora do Colégio Sagrada Família, que integrará as turmas do 7º ano.

Para o diretor do Colégio Integração, Waldir Uller, a textualidade e desenvolvimento crítico são pontos a serem destacados. “Nós temos dentro da escola, há alguns anos, o projeto de leitura. A leitura da notícia e do jornal vem complementar o que a gente já faz, fazendo com que a criança leia, seja romance, história, outros livros. (O importante) é que ela sempre busque a leitura”.

A diretora Izabel Sgarbossa, da Escola Evangélica, explica que projeto agrega o conhecimento já adquirido em sala de aula. “A importância que nós consideramos nessa parceria é: o aluno como protagonista na ação de educar, do conhecimento, e o professor é o mediador. Inserimos nas questões digitais fazendo com que o aluno esteja mais próximo da realidade do mundo a sua volta, e a escola é parte dessa realidade”.

Empresas e entidades apostam na educação

Os patrocinadores dos Vamos Ler - Geração Digital fecham mais um ano de parceria pela mídia e educação na região dos Campos Gerais, e reconhecem a importância do investimento em ações educacionais.

“O projeto Vamos Ler não apenas potencializa o alcance das ações educativas, como também contribui com a democratização da informação produzida dentro do museu”, explica Lucas Kugler, historiador responsável pelo núcleo educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí.

Quem também fez questão de destacar a parceria foi o Instituto Mundo Melhor (IMM) “Uma das diretrizes de atuação do IMM é o trabalho em rede. Neste sentido, contar com a parceria do Projeto Vamos Ler amplia a capacidade de atendimento aos jovens de diversas comunidades de nosso município, proporcionando educação digital aliada a cidadania”, afirmam a assistente social, Fernanda Edi de Matos.

A Caixa Econômica Federal (CEF), através do superintendente regional, Adriano Resende, elencou os pontos de destaque. “O projeto é importante para a CEF, pois ela vai reposicionando sua marca, levando a mídia às crianças”.

Empresa genuinamente dos Campos Gerais, a Expresso Princesa dos Campos, através de seu presidente, Florisvaldo Hudinik, também comentou a parceria. “A gente apoia e participa porque hoje a questão da informação é fundamental, principalmente porque incentiva a leitura dos jovens”.

Quem endossa o discurso do presidente da Princesa dos Campos é o diretor comercial da Imobiliária Dourada, Marcos Margraf. “O projeto Vamos Ler é um dos melhores que tem à disposição das crianças. Vemos com grandes olhos, pois vai atingir toda a família”.

A Copel Telecom, nova parceira em 2018, através do diretor Adir Hannouche, destaca o envolvimento da estatal. “Seguimos fielmente a determinação do governo Beto Richa, de apoiar as causas que promovam o desenvolvimento social e a inclusão digital do nosso Estado”.

Para a multinacional Tetra Pak, inserida em mais um ano no Vamos Ler, o Vamos Ler segue a linha definida pela empresa. “É um orgulho iniciar essa iniciativa, que tem como objetivo formar cidadãos mais informados e conscientes, confirmando nosso compromisso com projetos desenvolvidos em comunidades, as quais temos atuações, como Ponta Grossa”, aponta Patrícia Bastos, diretora de comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE