Quinto ano desenvolve cinco atividades com o Jornal da Manhã | aRede
PUBLICIDADE

Quinto ano desenvolve cinco atividades com o Jornal da Manhã

Atividades foram realizadas na Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, em Jaguariaíva. Classificados, desmatamento, entrevistas, Outubro Rosa e sons do ‘x’ foram os destaques.

Imagem ilustrativa da imagem Quinto ano desenvolve cinco atividades com o Jornal da Manhã
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividades foram realizadas na Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, em Jaguariaíva. Classificados, desmatamento, entrevistas, Outubro Rosa e sons do ‘x’ foram os destaques.

A professora Marcia Cristina Souza Alves, da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado, junto ao 5ºA, em Jaguariaíva, desenvolveu diversas atividades junto ao Jornal da Manhã. No primeiro momento, os estudantes puderam reconhecer os classificados do impresso, fazendo a leitura desta seção. “Após, foi feita a exploração oral sobre os diversos tipos de anúncios, explicando suas características”, destaca Márcia.

Na sequência, houve a atividade com recorte e colagem dos classificados, expondo e identificando as características do texto trabalhado através do Jornal da Manhã. “Após, realizou-se interpretação de anúncios e produção deste gênero textual”, comenta a professora, destacando as produções feitas nos cadernos pelos estudantes.

Blog escolar: confira o relato e as fotos da atividade com classificados. Clique aqui.

Desmatamento

Outra atividade contou com a leitura de texto e debate sobre o desmatamento. Através da temática, os estudantes puderam realizar produções textuais. “(Fizemos a) explicação e exploração do tema, dando para os alunos exporem sua opinião. Organização em grupos e produção de textos para serem expostos a turma”, conta Marcia.

Blog escolar: confira o relato e as fotos da atividade sobre o desmatamento. Clique aqui.

Entrevistas

A terceira atividade contou com uma pesquisa sobre o gênero entrevista.  “ (Cada aluno) pensou em o que perguntar em uma entrevista, um roteiro de quem gostariam de entrevistar e decidiram por algumas pessoas. As pessoas entrevistadas foram: diretora da escola, professores, colegas como se fossem pessoas famosas, pai, mãe, avós e outros membros da família”, complementa a professora.

Blog escolar: confira o relato e as fotos da atividade com entrevistas. Clique aqui.

Outubro Rosa

A conscientização também foi destaque no 5ºA da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado. “Baseado no texto do jornal da Manhã do dia 17 de outubro sobre o Outubro Rosa, os alunos produziram folhetos. A atividade iniciou-se com a leitura feita pela professora, após os alunos comentaram sobre o tema levantando questões de prevenção e conscientização e até relatos de acontecimentos na família. Por último produziram folhetos de divulgação da campanha”, aponta a professora.

Blog escolar: confira o relato e as fotos da atividade sobre o Outubro Rosa. Clique aqui.

O som do ‘x’

Para finalizar, Márcia trabalhou noções de Língua Portuguesa. “Sendo sons do “X”, um dos conteúdos do trimestre e aproveitando a disponibilidade do Jornal da Manhã em sala de aula, propôs-se aos alunos a pesquisa no jornal de palavras com x, após ter sido trabalhado os sons do x. Os alunos fizeram recorte de palavras com x e classificaram de acordo com o som. Esta atividade deu sequência a uma aula anterior em que foi trabalhado o conteúdo os sons do x”, conclui a professora.

Blog escolar: confira o relato e as fotos da atividade sobre os sons do x. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE