Semana da Pátria desperta espírito cívico em alunos | aRede
PUBLICIDADE

Semana da Pátria desperta espírito cívico em alunos

Atividades comemorativas em Jaguariaíva tiveram participação do 5ºB da Escola Prefeito Aristides Soares. ‘Indústrias Matarazzo’ foi temática escolhida em desfile.

Valores patrióticos foram apresentados aos alunos
Valores patrióticos foram apresentados aos alunos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividades comemorativas em Jaguariaíva tiveram participação do 5ºB da Escola Prefeito Aristides Soares. ‘Indústrias Matarazzo’ foi temática escolhida em desfile.

O Dia da Independência, comemorado no 7 de setembro, e a Semana da Pátria, que decorre durante o período em que se comemora a emancipação política do Brasil, são dois elementos presentes no cotidiano de todos os brasileiros. Nas escolas, principalmente nos anos iniciais, esta característica fica ainda mais evidente, com desfiles, estudos históricos e produções variadas sobre o grito dado pelo Imperador Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga em 1822.

Quem participou das festividades com afinco foi o 5ºB da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva. Coordenados pela professora Mara Silvia Garcia, os estudantes iniciaram a Semana com o revezamento do Fogo Simbólico da Pátria, percorrendo as ruas da cidade com destino à Praça Getúlio Vargas. Lá, a pira foi acesa, iniciando as festividades cívicas do município, conforme explica a professora.

“Nessa semana procurou-se despertar em nossas crianças o amor e respeito pela nossa terra natal. Lembro – me de que quando era criança, na semana da Pátria minha professora fazia traços verde e amarelo nos cadernos e usávamos um lacinho no peito, ficou em minha memória, por isso procuro passar esses ensinamentos para meus alunos para que futuramente possam lembrar dessa semana tão importante para nós brasileiros”, comenta Mara.

Esse sentimento despertado em sala de aula serviu para os alunos participarem da ‘Corrida do Fogo Simbólico da Pátria’. Na sequência, puderam ver a pira ser acessar, bem como o hasteamento e arreamento das bandeiras. “Em sala de aula, produziram textos sobre o tema ‘Pátria’, relatando sobre sua participação nestes acontecimentos. Também fizeram desenhos para representar a passagem do Fogo Simbólico”, explica a professora.

A atividade pode ser concluída na aula de informática: aproveitando o Projeto ABC Digital, aponta Mara, o Hino da Independência foi repetido várias vezes para fixar a canção junto aos estudantes, fazendo com que eles pudessem acompanhar as atividades cívicas e cantarem junto com a população na Praça Getúlio Vargas. O encerramento do 5ºB se deu através do Desfile Cívico Temático, onde a turma se apresentou com o tema ‘Indústrias Matarazzo’.

Acesse o blog escolar do 5ºB da Escola Prefeito Aristides para conferir o relato da professora Mara na íntegra, assim como fotos do desfile e da Semana da Pátria. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE