Semáforos inteligentes reduzem em 55% o congestionamento em Ponta Grossa
A cidade de Ponta Grosa já conta com 144 semáforos integrados ao software de gestão de trânsito
Publicado: 13/11/2025, 15:58

A Dataprom implantou semáforos inteligentes em cruzamentos estratégicos de Ponta Grossa, e os resultados já são visíveis. O último ponto a receber a inovação, em agosto, foi o cruzamento da avenida Vicente Machado com as ruas Ermelino de Leão e Dom Geraldo Pellanda.
E a Superintendência de Trânsito do município acaba de concluir um levantamento que mostra uma redução no congestionamento de 55,6% na Vicente Machado, beneficiando diariamente mais de 40 mil veículos e tornando o tráfego mais ágil e seguro.
Os resultados obtidos foram expressivos também nas outras aproximações. A rua Dom Geraldo Pellanda registrou redução de 28% no congestionamento, passando de 200 metros de fila para 143 metros. Já a rua Ermelino de Leão apresentou queda de 50%, com a fila diminuindo de 400 para 200 metros. Essas melhorias demonstram a eficácia dos semáforos inteligentes em organizar o fluxo e aumentar a segurança viária.
CAUSAS - O crescimento da frota de Ponta Grossa contribuiu para o aumento do trânsito na cidade. Segundo levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), atualmente o município conta com 238 mil veículos registrados (automóveis, motocicletas e caminhões), refletindo diretamente na fluidez do tráfego, principalmente em pontos centrais e estratégicos.
SOLUÇÃO - A cidade de Ponta Grosa conta com 144 semáforos integrados ao software de gestão de trânsito Antares Evolution. A integração permite sincronismo nos ciclos semafóricos e micro ajustes em tempo real para dar maior fluidez à mobilidade do município.
Além do cruzamento da avenida Vicente Machado, os semáforos inteligentes da Dataprom foram implantados em outros cruzamentos importantes da cidade:
- Av. Jardim x Aldo Bonde
- Balduíno Taques x Saint Hilare
- Av. Emilio de Menezes x Luiz Gama
Segundo João Rodrigo Pontes, superintendente de Trânsito de Ponta Grossa, “os investimentos em mobilidade em Ponta Grossa buscam reduzir os tempos de deslocamento da nossa população, sempre com segurança para todos. Temos um dos cruzamentos mais demandados da cidade, na Vicente Machado com a Ermelino de Leão, onde registramos, em média, mais de 40 mil veículos por dia. Nesse ponto, estudamos e implantamos, em agosto, os semáforos inteligentes. Em dois meses de operação, constatamos uma redução média de 50% na formação de filas nas aproximações semafóricas. A solução tem contribuído para desafogar o trânsito, diminuindo os tempos de viagem e a emissão de poluentes.”
A implementação do sistema se baseou em monitoramento constante do fluxo de veículos e ajustes automáticos dos tempos de sinalização, de acordo com a demanda de cada cruzamento. Dessa forma, os semáforos inteligentes contribuem para reduzir filas, otimizar o tempo de deslocamento e diminuir a emissão de poluentes, tornando o trânsito mais eficiente e sustentável.
COMO FUNCIONAM OS SEMÁFOROS INTELIGENTES? - O Headway combina hardware e software de alta tecnologia, incluindo câmeras de vídeo detecção e controladores semafóricos inteligentes, para analisar em tempo real o fluxo de veículos. Dessa forma, o sistema ajusta automaticamente o tempo de abertura e fechamento dos semáforos, priorizando os momentos de maior demanda e garantindo que os cruzamentos operem com eficiência máxima.
Graças à inteligência artificial, o sistema é capaz de responder rapidamente a variações no tráfego, diminuindo congestionamentos e evitando que as filas se estendam ao longo das vias. Além disso, permite que os motoristas escolham rotas mais eficientes, reduzindo o tempo de viagem e o estresse do trânsito.
“Nos semáforos inteligentes da Dataprom as câmeras funcionam como unidades de coleta de dados em campo, captando em tempo real o volume veicular, a direção dos fluxos e a tipologia dos veículos. Essas informações alimentam nosso controlador semafórico inteligente, permitindo que os ajustes semafóricos ocorram automaticamente, conforme a demanda. Isso reduz os congestionamentos de maneira efetiva e leva mais qualidade de vida às cidades”, destacou o Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da Dataprom, Jailson Felisbino.
COMPROMISSO - Com a implementação dos Semáforos Inteligentes, a cidade reforça seu compromisso com a mobilidade urbana inteligente, provando que investimentos em tecnologia e planejamento viário podem gerar resultados concretos para a população, equilibrando fluxo de veículos, segurança e qualidade de vida.
Com informações da assessoria.





















