Tornado destruiu casas e matou 3 pessoas em Ponta Grossa em 1927
Evento foi registrado em 1927, com ventos que ultrapassaram os 100 km/h. Na ocasião, casas e imóveis foram destruídos, árvores e muros também foram derrubados
Publicado: 11/11/2025, 23:16

Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado de classificação F3 da escala Fujita. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) esclareceu que a escala F3 implica ocorrência de ventos que podem ter ultrapassado os 250 km/h em alguns pontos da cidade. O caso aconteceu na última sexta-feira (07). Há pouco mais de 98 anos, em 24 de outubro de 1927, Ponta Grossa também foi atingida por um fenômeno parecido.
O município registrou a passagem de um tornado, com ventos que ultrapassaram os 100 km/h. Na ocasião, casas e imóveis foram destruídos, árvores e muros foram derrubados, e outros grandes estragos foram registrados.
Segundo dados da época, oito pessoas foram hospitalizadas e houve registos de três mortes. A antiga prefeitura foi usada como pronto-socorro improvisado para atender os feridos.
Os locais mais atingidos foram no Centro, entre as ruas Comendador Miró e Francisco Búrzio.
O evento entrou para a história da cidade e ficou conhecido como “tempestade de São João Maria”, nome inspirado em uma lenda local sobre o monge João Maria e uma profecia relacionada a desastres naturais na região. Esta é considerada uma das maiores tragédias naturais de Ponta Grossa.
GALERIA DE FOTOS
REGIÃO MAIS AFETADA EM 2024 - A região sul foi a mais atingida por ocorrências de tornados em 2024. É o que revela um estudo publicado por alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em artigo publicado neste mês, dados mostram a ocorrência de 28 tornados no país no ano passado, sendo 23 na região sul. Paraná e Rio Grande do Sul tiveram 10 casos em cada estado, enquanto Santa Catarina registrou três ocorrências.
Estudo da UEPG revela que Brasil registrou 28 tornados em 2024
























