Ponta-grossense acende 'Pira da Pátria' em cerimônia no Palácio Iguaçu
O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, estudantes de escolas cívico-militares, de educação especial, da Guarda Mirim e representantes das forças de segurança estaduais e das Forças Armadas
Publicado: 01/09/2025, 12:59

O ponta-grossense Edgar Marcelo Pereira, coronel da reserva do Exército, instrutor e atleta de tiro com representações em competições nacionais e internacionais, foi o responsável por acender a Pira do Fogo Simbólico da Pátria durante a cerimônia que abriu oficialmente a Semana da Pátria no Paraná, nesta segunda-feira (1), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
O ato integrou a solenidade que marcou as celebrações da Independência do Brasil no Estado, reunindo autoridades civis e militares. O fogo simbólico permanecerá aceso até o próximo dia 7 de setembro, quando se encerra a programação oficial.
Natural de Ponta Grossa, Edgar acumula uma trajetória de destaque como militar e esportista, representando o Brasil em diversas competições de tiro esportivo. Hoje, atua também como instrutor na modalidade, compartilhando sua experiência com novos atletas.
Ao participar da solenidade, Edgar reforçou o orgulho de ser brasileiro e a luta do povo parananense. “O fogo percorre o Brasil inteiro e hoje acendemos essa chama para iniciar as celebrações no Paraná. São mais de 200 anos de Independência, em um território que foi marcado por muitas lutas e embates, mas que hoje tem suas fronteiras demarcadas, graças a esse povo bravo e guerreiro que é o brasileiro”, disse.
GALERIA DE FOTOS
A cerimônia no Palácio Iguaçu também contou com o hasteamento da bandeira, execução do Hino Nacional e outras homenagens cívicas que integram a programação em alusão à Independência.