Editoras lançam desenho animado de personagem ponta-grossense | aRede
PUBLICIDADE

Editoras lançam desenho animado de personagem ponta-grossense

O curta-metragem traz Chiquinho D’Alembebe, personagem de 14 livros infantis da escritora ponta-grossense Marivete Souta

Classificação é livre, para todas as idades
Classificação é livre, para todas as idades -

Publicado por João Victor

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As Editoras ponta-grossenses Arte Telúrica e ABC Projetos Culturais lançam, nesta quinta-feira (28), uma animação que dá vida ao personagem Chiquinho D’Alembebe, criado pela escritora Marivete Souta, também de Ponta Grossa. A estreia do curta-metragem “Chiquinho D’Alembebe em: A verdade sobre Vila Velha” acontece no Cine PG (Centro de Cultura), localizado na Rua Dr. Colares, nº 436, às 19h. A entrega é aberta ao público e gratuita.

O desenho animado também conta com recursos de acessibilidade, visando torná-lo mais inclusivo para pessoas com deficiência visual e auditiva, através de audiodescrição, libras e legendas ocultas, via aplicativo MLoad.

Com mais de 30 mil exemplares de livros em circulação em escolas e nas casas de milhares de crianças por todo Paraná, o personagem surge nos livros como um garoto de 8 anos, negro, morador de Itaiacoca (distrito rural do município de Ponta Grossa), levando memórias presentes na cultura regional. Além dos livros, Chiquinho também se apresentou para o público infantil através de teatro de fantoches, feiras do livro e espaços culturais. Neste ano, as obras de Chiquinho completam 16 anos de histórias completas de aventuras e mistérios, e desta vez, aparece em um formato diferente: o audiovisual. 

Segundo Marivete Souta, autora dos livros da coletânea, é incrível compartilhar as histórias do Chiquinho em uma nova linguagem e perceber que a força do personagem transcende os livros. Além disso, a escritora observa a trajetória e crescimento do personagem: “a identidade de um menino com raízes no campo e construída com as histórias da região e da cultura, conexão com o meio ambiente e sua preocupação com a preservação fez com que ele tivesse esse potencial para ir além e chegar às telas”. 

Marivete reforça que possui um encantamento sobre como o público se conecta com o personagem, e agora com a animação, acredita que isso pode aumentar “Chiquinho tem essa capacidade de interagir com as pessoas com seu jeito de ver a vida e valorizar as suas raízes, quero ver isso também com a produção”, declara.

Alessandra Bucholdz, da Editora ABC Projetos, atuou na coordenação editorial das 14 obras da coleção Chiquinho D’Alembebe e agora assina o roteiro e o Direção de Produção do curta-metragem. “O Chiquinho, assim como nós, foi amadurecendo ao longo desses últimos 16 anos de trabalho. Ao transformar suas histórias nesse primeiro desenho animado damos início a uma nova fase de produções”, comemora.  

O enredo da história aborda uma descoberta sobre a lenda de Vila Velha. “Quem achava que sabia tudo sobre a lenda vai se surpreender com as novas revelações de Chiquinho. E, quem não conhece, terá a oportunidade de se aventurar no nosso rico folclore regional”, conta Alessandra Bucholdz. 

As animações foram produzidas pelas equipes do Studio Laqua, desde a direção, cenário e design, que redesenhou Chiquinho e sua turma para a versão audiovisual, produção com cerca de 8 minutos.

O projeto foi aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal e é uma adaptação da obra “Chiquinho visita Vila Velha - a Cidade de Pedra”. No evento, será realizada a exibição de estreia e uma roda de conversa com a equipe do estúdio, de produção e a autora Marivete Souta sobre os processos de criação. 

Com informações: Assessoria de Imprensa 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right