PG se destaca como propulsora de empregos no Paraná em 2025
No primeiro semestre, o município encerrou o período com um saldo positivo de 2.286 novos postos no mercado de trabalho
Publicado: 08/08/2025, 17:38

Durante o primeiro semestre de 2025, o município de Ponta Grossa se destacou como uma das cidades propulsoras da geração de empregos formais no estado do Paraná. Ao logo dos primeiros seis meses, o município encerrou o período com um saldo positivo de 2.286 novos postos no mercado de trabalho.
Nos dados mais recentes divulgados pelo Governo Federal, correspondente ao período de julho, a cidade aparece em 4º lugar na geração de empregos em todo o Paraná, com 468 novos postos de empregos formais. O município ficou atrás somente de Curitiba, com 2.994; Londrina, com 949; e São José dos Pinhais, com 677.
Este saldo positivo foi muito comemorado pela prefeita Elizabeth Schmidt (União), que destacou que explicou que estes números demonstram que os trabalhadores do município estão encontrando oportunidades de emprego na cidade. A prefeita também reforçou as ações para que estes números sigam positivos nos próximos meses.
“Seguimos trabalhando para trazer empregos que pagam melhor e qualificando nossos trabalhadores para que possam aproveitar essa onda de desenvolvimento que vivemos, investindo desde a educação básica até a qualificação profissional. Esses números vão crescer ainda mais nos próximos meses e anos com os grandes empreendimentos que estão chegando confiantes na economia de Ponta Grossa”, analisa a prefeita Elizabeth Schmidt.

Os resultados também foram comemorados pela secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, que destacou o papel da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa como o intermediário entre a população e os empregos e também comentou ações realizadas com os trabalhadores para qualificar os seus serviços.
"Temos trabalhado todos os dias para impulsionar esse crescimento de forma estruturada. Um dos nossos principais instrumentos é a Agência do Trabalhador, que faz a ponte entre quem quer contratar e quem está em busca de uma vaga. Mas vamos além: estamos qualificando nossos trabalhadores, oferecendo cursos alinhados às demandas do mercado e fortalecendo a parceria com o setor produtivo para garantir mais empregos com melhor remuneração", destaca.

GERAÇÃO POR MÊS - A cidade de Ponta Grossa vem experimentando bons resultados no saldo de empregos gerados nos últimos meses. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município iniciou o ano de 2025 com resultados negativos em janeiro, onde o número de demissões foi maior que o de admissões. Em fevereiro, Ponta Grossa experimentou o seu melhor momento, e após uma queda nos resultados, a cidade atualmente experimenta uma crescente no saldo de empregos, como pode ser observada na tabela abaixo:

GERAÇÃO POR SETOR - O setor que mais gerou empregos em Ponta Grossa foi o de Serviços, com 1535 empregos, representando cerca de 67,1% do total. Ele é seguido pelos setores de Indústria, com 549; Construção, com 93; Agropecuária, com 82; e Comércio, com 27. Confira a porcentagem abaixo:

DADOS NACIONAIS - O Brasil superou a marca de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada criados nos seis primeiros meses de 2025. São 1.222.591 vagas e saldo positivo nos cinco setores da economia avaliados. Só no mês de junho, foram 166.621 postos de trabalho formais. O estoque, que representa o total de vínculos empregatícios formais ativos no país, superou o patamar de 48,4 milhões.