Projetos estruturantes garantirão o desenvolvimento de PG | aRede
PUBLICIDADE

Projetos estruturantes garantirão o desenvolvimento de PG

Prefeitura aposta em obras complexas para solucionar os problemas urbanos da cidade

Luiz Henrique Honesko destacou as obras de infraestrutura previstas para Ponta Grossa
Luiz Henrique Honesko destacou as obras de infraestrutura previstas para Ponta Grossa -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa tem demandado tempo, energia e dinheiro para encontrar soluções para os problemas urbanos presentes no município. A principal estratégia aplicada pela Prefeitura Municipal é a aposta em projetos estruturantes que devem garantir o desenvolvimento significativo da área urbana da cidade.

Atualmente, o atual cenário das obras de infraestrutura de Ponta Grossa pode ser dividido em dois grandes blocos: projetos em análise e projetos em execução. Os primeiros dizem respeito aos estudos e trabalhos apresentados pela Prefeitura que ainda não iniciaram suas obras. Já os demais são investimentos já realizados, cujas ações estão sendo realizadas no município atualmente.

Em entrevista exclusiva ao Portal aRede, o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, destacou estas duas grandes categorias de projetos na cidade, onde Honesko destacou o que está avançando em Ponta Grossa e o que está sendo analisado para ser aplicado futuramente. Confira a live com o secretário Honesko:

PROJETOS EM EXECUÇÃO - Alguns dos projetos em execução implicam em grandes obras de infraestrutura urbana de alto investimento em processo de construção, como a modernização e ampliação do aeroporto Sant’Ana e as ações de asfaltamento e estruturação de ruas da cidade.

AEROPORTO - Uma das ações recentes são as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Sant’Ana, iniciadas no dia 21. O local receberá uma taxiway, um novo acesso viário, pavimentação no pátio de aeronaves, além da ampliação do estacionamento de veículos.

ASFALTO - Outras grandes obras realizadas em Ponta Grossa são as ações de asfaltamento na cidade, através de investimentos que já superaram o valor de R$ 600 milhões de reais. Por meio de programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, a cidade aplica estes recursos em obras de pavimentação, duplicação de trechos, ampliação de ruas e estruturação de diversos locais da cidade.

PROJETOS EM ANÁLISE - São projetos, como citado acima, que ainda não tiveram o início de suas obras, mas que, caso aplicados, devem resolver problemas de infraestrutura na cidade. No dia 27 de junho, por exemplo, a prefeita Elizabeth Schmidt (União), e o deputado federal Aliel Machado (PV) apresentaram, em Brasília, os quatro grandes projetos de infraestrutura para a cidade de Ponta Grossa. Estes estudos buscam viabilizar a realização de quatro grandes metas, sendo estas: a ampliação da pista do aeroporto Sant’Ana; a ampliação do Parque Linear de Ponta Grossa; a construção do viaduto ferroviário na Avenida Monteiro Lobato; e a execução de um contorno ferroviário por Ponta Grossa.

VIADUTO - O primeiro grande projeto é a construção do viaduto ferroviário na Avenida Monteiro Lobato, que consiste em uma obra complexa que visa aliviar a malha de trânsito em um dos pontos mais delicados da cidade. 

O trecho, localizado em um ponto estratégico de Ponta Grossa, visa solucionar os problemas de trânsito causado pelo intenso tráfego de veículos e também o conflito de circulação causado pela passagem dos trens no local mediante uma passagem de nível que permitiria um fluxo sem os conflitos citados acima.

CONTORNO FERROVIÁRIO - O segundo projeto de grande complexidade é o estudo sobre a atual malha ferroviária de Ponta Grossa. O atual traçado representa um problema devido à sua proximidade com áreas urbanas e com a APA da Escarpa Devoniana.

A solução seria o desenvolvimento de um novo contorno ferroviário para a cidade de Ponta Grossa, aproveitando a estrutura já existente em alguns pontos da cidade, livrando os grandes centros da passagem dos trens ao mesmo tempo que auxilia na preservação da Apa.

PARQUE LINEAR - O terceiro grande projeto apostado pela Prefeitura de Ponta Grossa é a ampliação e integração do Parque Linear do município. Atualmente, a presença do Ramal Oficinas, desativado há décadas, mas ainda controlado por uma concessionária, impede o desenvolvimento urbano do local.

Com a ampliação e integração do parque, a Prefeitura espera o desenvolvimento de ruas estratégicas, reorganizando o desenho da região e solucionando problemas de trânsito, ao mesmo tempo que amplia uma importante área de lazer para a população.

AMPLIAÇÃO DA PISTA DE POUSO - O último projeto está diretamente relacionado com o aeroporto Sant’Ana de Ponta Grossa. A localização do local, entre o Rio Tibagi e a malha ferroviária de Ponta Grossa, impede a chegada de diferentes modelos de aeronaves para o município, principalmente as maiores.

A ampliação do local, de 1.430 m para 2.500 m de extensão, implicaria na possibilidade da vinda de mais aeronaves para o município, promovendo assim uma maior conectividade e desenvolvimento econômico de Ponta Grossa. O projeto ainda coincide com as recentes modernizações do local, cujas obras estão previstas para serem concluídas em outubro de 2026.

DEMAIS PROJETOS - Além destes, Honesko destaca em sua fala outros projetos que estão em fases mais avançadas nos trâmites, como os projetos de drenagem da cidade de Ponta Grossa. Ele exemplifica com o estudo de macrodrenagem dos arroios da cidade, cujas propostas devem ser apresentadas até o fim do ano.

“Temos uma empresa que está fazendo um estudo de macrodrenagem da cidade inteira e, até o fim do ano, deve apresentar projetos de macrodrenagem para os três principais arroios da cidade. Vamos ter muito projeto de macro e vamos ter muito projeto de infraestrutura para a cidade nos próximos anos”, contou.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right