UEPG lamenta falecimento do servidor aposentado João Carneiro
João atuou na instituição entre 1997 e 2007 como auxiliar operacional no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic)
Publicado: 21/05/2025, 01:30

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento do servidor aposentado João Carneiro, ocorrido no sábado (17), aos 75 anos. Lembrado com carinho por colegas e amigos, João atuou na instituição entre 1997 e 2007 como auxiliar operacional no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). O sepultamento aconteceu no domingo (18), no Cemitério Parque Jardim Paraíso.
Colegas que conviveram de perto com João destacam a alegria com que ele desempenhava suas funções e o companheirismo no dia a dia. “Era uma pessoa de muito bom convívio, brincalhão, respeitoso e que gostava muito das crianças”, relata Juraci Ferreira do Amaral, servidora da UEPG. “Às vezes eu chegava atrasada por causa da minha menininha, e ele já tinha limpado o quadro pra mim. Depois que se aposentou, sempre que vinha ao campus, ele passava aqui pra me ver.”
A diretora-geral do Caic, Rosiane Machado da Silva, lembra da generosidade de João e do seu comprometimento com o trabalho. “Era uma pessoa alegre e um servidor muito solícito, sempre disposto a realizar as suas atividades. É uma grande perda para o Caic porque foi uma pessoa que contribuiu muito para a instituição. Vai deixar saudades”, afirma. A servidora Indiamara Aparecida Schinzel também guarda boas recordações de João. “Foi um excelente servidor, muito responsável e amigo. Uma pessoa super prestativa e querida aqui.”
João era casado com Leonor Darcia Carneiro, também servidora aposentada da UEPG, e pai de três filhos: Joel dos Anjos Carneiro, servidor da UEPG; Juliano Carneiro, servidor da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; e Josnei Carneiro, já falecido. Deixa ainda três netos e duas bisnetas.
Descrito pelo filho Joel como um homem simples, de bom caráter e apaixonado pela convivência familiar, João era conhecido pelas tardes de churrasco, pelas partidas de sinuca ao lado dos filhos e netos, e pelo talento com o acordeon (gaita). Sua música preferida, “Meu Ipê Florido”, era a trilha sonora de momentos que agora permanecem na memória dos que o conheceram.
“Vai deixar saudades para a família, amigos e todos que tiveram o privilégio de passar alguns momentos em sua presença. Momentos de risos, diversão, respeito e muitas alegrias. Deixa em todos um aperto no coração e a sensação de querer ficar pelo menos mais um tempo ao seu lado”, compartilhou o filho Joel, em mensagem de despedida.
A UEPG presta solidariedade à família, aos amigos e colegas de João Carneiro, agradece por sua contribuição à história da instituição e por toda a dedicação que ofereceu durante sua trajetória.
Com informações da assessoria de imprensa.