Audiência Pública sobre APA do Lago de Olarias realiza debates em PG
O objetivo é a discussão de uma PL para a criação Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Olarias
Publicado: 20/05/2025, 09:11

Na noite de segunda-feira (19 de maio), a Câmara Municipal de Ponta Grossa foi palco de uma audiência pública que reuniu pessoas interessadas na preservação ambiental da Bacia do Lago de Olarias. O evento, organizado em parceria pelos vereadores Guilherme Mazer (PT), Dr. Erik, Teka dos Animais e Enfermeira Marisleidy, com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), teve como objetivo debater o Projeto de Lei 116/2025, que propõe a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Olarias.
Durante a audiência, o vereador Guilherme Mazer destacou a importância da criação da APA como uma resposta concreta à ameaça de corte de mais de 5 mil árvores na região, onde uma empresa privada pretende construir um condomínio de luxo. Mazer enfatizou que a preservação da área é uma prioridade para garantir qualidade de vida, saúde e sustentabilidade para a população de Ponta Grossa.
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, esteve presente e apresentou a perspectiva da Prefeitura sobre o projeto, reforçando o compromisso do município em avançar com políticas ambientais que protejam o ecossistema local. Em seguida, o Professor Doutor Carlos Hugo Rocha, da UEPG, fez uma apresentação técnica do 'Estudo Para Criação de Mosaico de Unidades de Conservação', destacando a viabilidade e os benefícios de se estabelecer a APA.
A audiência também contou com falas de representantes da sociedade civil, entidades ambientais e moradores da região, que manifestaram seu apoio à proposta e apresentaram sugestões para o aprimoramento do projeto. Entre os encaminhamentos, ficou definido o compromisso de continuidade da tramitação do Projeto de Lei 116/2025 na Câmara Municipal, a defesa do estudo técnico da UEPG para definição do mosaico da APA.
"Hoje demos um passo importante na defesa do meio ambiente em nossa cidade. A criação da APA do Lago de Olarias é uma vitória da mobilização popular e da luta por uma cidade mais sustentável", declarou o vereador Guilherme Mazer.
Com informações da Assessoria de Imprensa.