Mais de 30 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe em PG
Confira os locais de vacinação, quem pode se imunizar e a importância de estar vacinado antes da chegada do inverno
Publicado: 16/05/2025, 10:59

Em Ponta Grossa, 35 mil pessoas já se imunizaram contra a gripe. Do total, somente no último sábado (10), cerca de 9 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus da gripe, no 'Dia D' da vacinação, que ocorreu em todo o Paraná.
Em entrevista ao Portal aRede, na manhã desta sexta-feira (16), a diretora do departamento de imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Stela Godoy, destacou a importância da imunização contra a gripe, principalmente antes da chegada do inverno. "Essa estratégia de fazer a vacinação antes do inverno é super importante, porque assim conseguimos imunizar um número maior de pessoas, antes das temperaturas diminuírem, como no inverno, a tendência são os ambientes fechados e pessoas aglomeradas", comentou.
A vacinação contra a gripe foi iniciada no município em 1º de abril, para crianças, gestantes e idosos, além de professores, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e pessoas com comorbidades. No entanto, no último sábado (10), com o 'Dia D' da vacinação, a imunização foi liberada para a população em geral. "A gente está imunizando todos que procurarem pela vacina contra a influenza nos serviços de vacinação. Então, é bem importante que as pessoas procurem a vacina, enquanto ainda estamos em maio", declarou Stela.
IMPORTÂNCIA DE VACINAR CRIANÇAS - A diretora do departamento de imunização da FMS destacou a importância de que as crianças sejam vacinadas contra a gripe, por ficarem muito tempo nas escolas, onde comem e dormem juntos. "Eles fazem muitas atividades em grupo, sendo vulneráveis para a infecção contra a influenza, porque é um vírus que circula muito rápido. É um grupo que precisa ser imunizado pelo risco de complicação e para evitar internações", disse Stela.
LOCAIS DE VACINAÇÃO - A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assim como no Ônibus da Vacina. "Temos as UBSs que abrem às 8h30 da manhã e funcionam até as 16h30, que não fecham para o almoço e existem também as unidades que ficam ao lado dos terminais de ônibus, abertas até as 21h". Além dessas opções, o Ônibus da Vacina percorre as UBSs que não possuem uma sala de vacinação.
NÃO PODEM SE VACINAR - Conforme Stela, diretora do departamento de imunização da FMS, não podem se vacinar aqueles que estiverem com doença febril aguda ou sintomas respiratórios, que podem ser Covid-19 ou influenza. "A gente pede para haver a melhora dos sintomas para procurar a vacinação", finalizou.
Assista a entrevista completa: