PG e parte dos Campos Gerais irão receber vacina contra a dengue
Municípios que fazem parte das Regionais de Saúde de Irati, Telêmaco Borba e União da Vitória ainda não serão contemplados
Publicado: 13/05/2025, 17:06

A partir desta terça-feira (13), a vacina contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná, totalizando agora 320 cidades contempladas pelo Ministério da Saúde para o recebimento do imunizante. Para atender à demanda, a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciará nesta quarta-feira (14) o envio de 99.050 doses do imunizante contra a doença e aguarda novas remessas.
No total, incluindo com a atual remessa, serão 173.020 doses. O objetivo da ampliação e do envio das novas doses é assegurar a manutenção das estratégias de aplicação das primeiras e segundas doses (D1 e D2) nos municípios já beneficiados, bem como a ampliação da estratégia de vacinação em novas regionais de saúde. As doses são destinadas para adolescentes de 10 a 14 anos.
Para a ampliação, foram considerados os critérios estabelecidos em informes e notas técnicas anteriores, como a avaliação e classificação com base em indicadores de saúde, o quantitativo necessário de doses, conforme a disponibilidade informada pelo fabricante, e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos, das 22 Regionais de Saúde, 16 estão recebendo a vacina, contribuindo para uma grande cobertura no território. “Com isso, 80,20% dos municípios paranaenses receberão a vacina contra a dengue para a faixa etária recomendada. Esta é mais uma estratégia para conter a doença e auxiliar na prevenção e, consequentemente, na diminuição de casos”, afirma Virgínia.
Confira os municípios dos Campos Gerais que passam a ser contemplados com o imunizante:
- Arapoti
- Campo Largo
- Carambeí
- Castro
- Cândido de Abreu
- Ipiranga
- Ivaí
- Jaguariaíva
- Palmeira
- Piraí do Sul
- Ponta Grossa
- Porto Amazonas
- Prudentópolis
- São João do Triunfo
- Sengés
Municípios que fazem parte das Regionais de Saúde de Irati, Telêmaco Borba e União da Vitória ainda não vão receber doses da vacina.
Com informações da Agência Estadual de Notícias