GCM salva bebê de cinco dias que se engasgou com leite
Manobra realizada pelos agentes garantiu que vias aéreas da criança fossem desobstruídas
Publicado: 02/05/2025, 19:27

Guardas civis municipais de Ponta Grossa salvaram a vida de uma bebê de apenas cinco dias que se engasgou com leite materno. O salvamento aconteceu na noite da última quarta-feira (30), na Vila Estrela.
A equipe GOE fazia patrulhamento pela região, quando foi abordada por um casal. Os familiares relataram que a sobrinha deles havia se engasgado. Ao chegar na residência, os guardas constataram que a criança estava consciente, mas não apresentava reação a estímulos nem chorava.
Os agentes prestaram os primeiros socorros e realizaram uma manobra para desobstruir as vias aéreas da bebê. Após ser salva, a criança foi levada de viatura até o Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai-UEPG) para atendimento médico.
Os guardas civis municipais ainda foram convidados a participar de uma breve oração em gratidão ao salvamento. O gesto foi feito em uma igreja da qual a família faz parte e fica próxima à unidade hospitalar.
TREINAMENTO - De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), este é o terceiro salvamento realizado pela GCM nas últimas semanas.
"Além do treinamento constante de técnicas relacionadas ao dia a dia das equipes, como armamento e tiro, abordagem, patrulhamento, legislação, entre outros, os agentes formados pela GCM de Ponta Grossa também recebem treinamento de primeiros socorros, incluindo técnicas de reanimação cardiopulmonar e de desobstrução de vias aéreas, conhecimentos que têm foram utilizados nestes casos e que, sempre que necessários, são empregados no auxílio da comunidade", informa a pasta.