Antigo Clube Guaíra pode ser utilizado para construção de loteamento em PG
O possível empreendimento foi apresentado em Diário Oficial e aguarda debate entre técnicos da Prefeitura para a autorização ou não da construção
Publicado: 29/04/2025, 10:28

O espaço do antigo Clube Guaíra, localizado na avenida General Carlos Cavalcanti, em Ponta Grossa, pode ser utilizado para a construção de um loteamento de casas. O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) foi apresentado em Diário Oficial e está sendo analisado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan).
No momento, o empreendimento idealizado pela Pti Gestão Imobiliária LTDA aguarda o debate entre técnicos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, para a autorização ou não da construção, prevista para iniciar em março de 2026 e ser concluída até fevereiro de 2028.
SOBRE - O residencial denominado Loteamento Guaíra irá compor uma área de 99.076,91 m² e contará com 180 unidades, divididas em nove quadras de 47.028,90 m². A proposta pretende oferecer espaços públicos de qualidade, visando gerar 503 novos habitantes.
O projeto contempla 18.341,00 m² de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e 12.804,65 m² de áreas municipais, sendo uma área institucional de 3.480,00 m² e uma área verde de 9.324,65 m², onde é prevista a implantação de quadras poliesportivas, pista de caminhada, parquinho infantil e academia da terceira idade.
Ainda existe a possibilidade da recuperação de um lago existente no local visando valorizar os cenários naturais do imóvel.
LOCALIZAÇÃO - O projeto urbanístico do empreendimento prevê cinco acessos, sendo um deles na rua Lauro Ferreira Ribas, outro através da rua Padre Denis Quilty e três deles pela avenida General Carlos Cavalcanti.
A vizinhança, na qual o espaço se insere, é predominantemente residencial, dotada de infraestrutura de pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais, redes de distribuição de energia elétrica e água potável, equipamentos públicos de educação, saúde e lazer e com a presença de comércios e serviços localizados ao longo das principais vias de circulação.
EXPECTATIVA - Para a empresa que apresentou a proposta, avalia-se que o empreendimento, devido a sua tipologia voltada ao uso residencial com lotes sem edificações, possibilita a implantação de uma diversidade de comércios e serviços a serem promovidas em uma área atualmente com baixa atratividade.
A expectativa é que a atração contribuirá para a diversificação do tecido econômico da região, criando postos de trabalho para a população local e potencializando os recursos endógenos da região envolvente.
CLUBE GUAÍRA - O Clube Guaíra foi fundado em Ponta Grossa em 17 de fevereiro de 1896, levando o nome de Clube Germânia, graças a forte presença de imigrantes de diversas etnias na cidade.
Sua criação expressa o caráter associativo dos alemães radicados em Ponta Grossa e reforça a perspectiva de que os clubes sociais tiveram um importante papel na preservação de práticas sócio-culturais e na organização de grupos específicos no conjunto da sociedade.
Henrique Thielen foi o primeiro presidente do clube, figura de destaque no processo de desenvolvimento econômico local. Na época, o clube investiu na formação de um grupo de canto, de teatro, na criação de escola para os filhos de alemães e na estruturação de uma biblioteca.
No entanto, poucos anos após comemorar seu centenário, o Clube Guaíra deixou de existir.