Reuniões de trabalho aproximam UEPG e Secretaria de Estado da Saúde
Na última semana, dois encontros importantes discutiram soluções para atendimento da população que mais precisa
Publicado: 26/03/2025, 21:42

A Universidade Estadual de Ponta Grossa é muito mais do que uma instituição de ensino. Com a administração dos Hospitais Universitários, a UEPG tem um relacionamento muito mais próximo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). Na última semana, dois encontros importantes discutiram soluções para atendimento da população que mais precisa.
Na primeira reunião, além da UEPG, participaram as outras três universidades estaduais que também possuem hospitais universitários (UEL, UEM e Unicentro). Além delas, estavam presentes representantes da Casa Civil do Paraná e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Para o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, o encontro discutiu avanços em uma política para a parametrização dos HUs do Paraná.
“Esses parâmetros são importantes para que as universidades trabalhem com as mesmas perspectivas e possibilidades. O HU-UEPG é o hospital mais jovem dos quatro e tem se destacado no desempenho, eficiência, produtividade e custo-benefício; mas já foi concebido em uma outra perspectiva. Foi uma reunião bem produtiva com avanços importantes”, destaca Demiate.
Já o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, se reuniu na última sexta-feira (21) com o chefe de gabinete da Sesa, Ian Lucena Sonda. Em pauta, o fortalecimento das ações prestadas pelos HU. “Alinhamos a possibilidade de novos serviços e também a rotina universitária da UEPG com a Secretaria de Saúde. Isso para aumentar a assistência na região dos Campos Gerais”.
A diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, e o diretor financeiro dos HU, Giovanni Panazzolo, participaram de ambas as reuniões. Para ela, uma equidade entre as equipes dos HUs pode garantir melhores condições de trabalho para todos. “Desde 2022, quando foi criado o Comitê dos Hospitais Universitários junto à Sesa, houve uma aproximação entre os diretores dos HUs e suas equipes. Mesmo sendo o mais novo complexo de hospitais, a UEPG se destaca em muitos processos de gestão”, afirma.
A professora Fabiana lembra, ainda, que representantes da Casa Civil e da Seti já visitaram os HU-UEPG para conhecer o trabalho realizado. Isso aconteceu no dia 13 de fevereiro. “Para nós, foi uma hora muito grande”, finaliza.
Com informações da assessoria de imprensa.