Elizabeth e secretários se reúnem com representantes da XBRI | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth e secretários se reúnem com representantes da XBRI

Prefeita de Ponta Grossa recebeu, em gabinete do Palácio da Ronda, membros da Sunset Tires, controladora da brasileira XBRI Pneus

Prefeita Elizabeth destacou que chegada da XBRI em Ponta Grossa é a primeira conquista do seu novo mandato
Prefeita Elizabeth destacou que chegada da XBRI em Ponta Grossa é a primeira conquista do seu novo mandato -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) recebeu em gabinete do Palácio da Ronda, na tarde desta sexta-feira (17), representantes da XBRI Pneus. Foi o primeiro encontro, ocorrido neste ano, entre o Governo Municipal e a empresa que fará um aporte de R$ 1,5 bilhão no município.

Além de representantes da empresa e da prefeita, alguns secretários municipais acompanharam o encontro. O chefe da pasta de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko; o secretário de Projetos Estratégicos, Edgar Hampf; a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege; o presidente do Instituto de Planejamento Urbano (IPLAN), Rafael Mansani, a Chefe de Gabinete, Tânia Svierkoski e o Procurador-Geral do Município, Gustavo da Matta, presenciaram a reunião.

O encontro serviu para a Administração Municipal estabelecer um diálogo com a fábrica de pneus. Nas redes sociais, Elizabeth destacou que a chegada da XBRI Pneus a Ponta Grossa é a primeira conquista da nova gestão.

Elizabeth e secretários recebem representantes da XBRI Pneus, no Palácio da Ronda
Elizabeth e secretários recebem representantes da XBRI Pneus, no Palácio da Ronda |  Foto: Reprodução.
  

A Sunset Tires, controladora da brasileira XBRI Pneus, confirmou ainda em dezembro de 2024 que instalaria em Ponta Grossa uma fábrica de pneus. Com um aporte total de R$ 1,5 bilhão, a fábrica será a maior indústria produtora de pneus do Brasil, segundo a própria Companhia, com capacidade para produzir 1 milhão de pneus por mês para automóveis. O acordo foi selado na última semana, no dia 12 de dezembro, em reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

Ponta Grossa foi a escolhida pela indústria para construir uma planta fabril de 500 mil metros quadrados, instalada em um terreno de 330 hectares, já adquirido pela empresa - o local exato da área não foi confirmado pela Sunset. Conforme a empresa, milhares de vagas de emprego diretas e indiretas serão geradas pelo empreendimento. 

Além de produzir pneus para automóveis leves, a planta fabril também fabricará pneus para o setor do transporte, máquinas agrícolas e mineração. Somente para esse setor, a empresa produzirá uma média de 2,5 milhões de pneus por ano, o que significa que a planta fabril terá capacidade instalada de produzir 14,5 milhões de pneus por ano.

O investimento realizado pela XBRI em Ponta Grossa vai além da construção da maior fábrica de pneus do Brasil. A empresa confirmou que também construirá na cidade um Centro de Pesquisas e Inovação, com o principal objetivo de nacionalizar tecnologias atualmente dominadas por empresas estrangeiras. A XBRI também confirmou que a previsão é de que a fábrica comece a produzir pneus no primeiro semestre de 2027.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE