Transporte coletivo não vai aceitar dinheiro a partir de 1º de janeiro | aRede
PUBLICIDADE

Transporte coletivo não vai aceitar dinheiro a partir de 1º de janeiro

Mudanças fazem parte de plano de modernização do serviço e vão auxiliar na segurança dos passageiros

Novo cartão de bilhetagem eletrônica já está sendo produzido nos terminais
Novo cartão de bilhetagem eletrônica já está sendo produzido nos terminais -

Matheus Gaston

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Usuários do transporte coletivo de Ponta Grossa deverão ficar atentos a partir de 1º de janeiro de 2025, data em que os ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) deixarão de aceitar dinheiro físico como forma de pagamento da tarifa. Segundo o Departamento Municipal de Transportes, a mudança irá garantir mais segurança à população que utiliza o sistema. 

Desde que a mudança foi iniciada, a concessionária responsável pelo transporte coletivo começou a confeccionar os novos cartões de bilhetagem eletrônica para passageiros que têm o hábito de utilizar dinheiro no pagamento. O Conecta PG pode ser obtido gratuitamente nos terminais de Ponta Grossa - basta ir até o local com os documentos pessoais em mãos.

O novo modelo de bilhetagem eletrônica ainda permitirá que a população deposite créditos no novo cartão pela internet. O pagamento deve ser feito via Pix ou através de boleto bancário.

Outra alternativa continuar embarcando nos coletivos municipais é o uso de cartões de crédito ou débito com aproximação, método que começou a ser implementado em julho deste ano. Os celulares que possuem a tecnologia NFC também podem ser utilizados. De acordo com a VCG, 100% da frota da empresa já está equipada com os validadores para esse tipo de pagamento. 

Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, as mudanças anunciadas fazem parte de um plano de modernização do serviço e vão auxiliar na segurança dos passageiros do transporte coletivo. “A partir do momento que disponibilizamos as funções de crédito e débito, temos a certeza de que a utilização de dinheiro em espécie se torna obsoleta. Em virtude disso, por enquanto, o dinheiro em espécie só será aceito nas catracas dos terminais”, reforça.

CARTÕES ANTIGOS - Mesmo com a mudança marcada para 1º de janeiro, os usuários que possuem os cartões Transporte, Meia-Passagem, Isento e Passe Livre ainda poderão utilizar os dispositivos para embarcar nos ônibus. O novo sistema de bilhetagem eletrônica não vai afetar os créditos que já foram comprados pelos passageiros anteriormente. 

DÚVIDA - A reportagem do Portal aRede e do Jornal da Manhã questionou a VCG sobre como possíveis passageiros de outros municípios poderão utilizar o transporte coletivo sem dinheiro físico. Neste caso, a empresa informou que será necessário utilizar os cartões de débito/crédito. Para quem não possui as formas de pagamento bancárias, será necessário confeccionar o Conecta PG.

DADOS - O secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko, explica que no mês de outubro, considerando um universo de mais de dois milhões de utilizações do serviço, 51,27% do pagamento vem do Vale-Transporte; 13,82% de isentos;  12,32% de passe livre; 3,94% de meia-passagem para estudantes; 1,1% de integração entre terminais PLRs e 17,55% do dinheiro. “Acreditamos que a porcentagem de passageiros que pagam em dinheiro irá diminuir significativamente, tornando totalmente viável essa migração para o pagamento somente eletrônico”, finaliza.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE