UEPG abre inscrições de cursos de idiomas para o segundo semestre | aRede
PUBLICIDADE

UEPG abre inscrições de cursos de idiomas para o segundo semestre

As aulas iniciam entre 6 de agosto e 9 de setembro, de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição de ensino superior

Em todo o Paraná estão com inscrições abertas para 1.418 vagas em cursos de idiomas
Em todo o Paraná estão com inscrições abertas para 1.418 vagas em cursos de idiomas -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão com inscrições abertas para 1.418 vagas em cursos de idiomas. São 57 turmas distribuídas em três línguas, sendo 18 de inglês, 18 de francês e 21 de espanhol, em diferentes níveis de proficiência. As aulas iniciam entre 6 de agosto e 9 de setembro, de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição de ensino superior. (Confira o calendário de inscrições)

Os cursos são ofertados por meio do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) nas modalidades presencial com 40 turmas, e a distância, com 17 turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite. A UEL e a Unioeste contam com vagas remanescentes para os cursos de espanhol, que iniciaram as aulas neste mês. As universidades avaliam a abertura de novas turmas ainda no segundo semestre letivo de 2024. A expectativa é ampliar em um total de 2.312 vagas para os três idiomas.

A ação é voltada para pesquisadores, professores, estudantes e agentes universitários vinculados às instituições estaduais de ensino superior. Os cursos têm uma metodologia específica que leva em consideração as demandas desse público. O objetivo do PFI é contribuir para ações de internacionalização, a partir do preparo da comunidade acadêmica para programas de intercâmbio e eventos no Exterior.

O programa é considerado estratégico pelo Governo do Estado e é viabilizado pelo Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação orçamentária administrada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são destinados para o custeio de bolsas-auxílio para professores e estudantes universitários, além de profissionais de idiomas do mercado contratados para ministrar aulas no programa.

PROGRAMA – Desenvolvido desde 2014, o programa já formou um total de 14.828 alunos dos três cursos de idioma ministrados em todas as sete instituições estaduais de ensino superior. A iniciativa atua em diversos níveis do processo de inserção das universidades estaduais no contexto mundial, desde o preparo da comunidade acadêmica para participação em projetos de pesquisas no Exterior até a viabilização de disciplinas em língua estrangeira no próprio âmbito das instituições.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE