PR estuda incentivar construções de casas rurais sustentáveis | aRede
PUBLICIDADE

PR estuda incentivar construções de casas rurais sustentáveis

Uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e uma empresa de Ponta Grossa, vai possibilitar o investimento em tecnologia construtiva utilizando material oriundo de florestas plantadas

Estado estuda modelo para incentivar construções de casas rurais com baixa emissão de carbono
Estado estuda modelo para incentivar construções de casas rurais com baixa emissão de carbono -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e uma empresa de Ponta Grossa, vai possibilitar o investimento em tecnologia construtiva utilizando material oriundo de florestas plantadas. Um termo de intenção foi assinado pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e pelo diretor da empresa, na tarde desta quarta-feira (10), na ExpoLondrina, onde está montada uma casa-modelo do projeto.

Por meio do termo, a Seab solicita à empresa que estruture um modelo de casa rural utilizando madeira engenheirada (POC - Prova de Conceito). A iniciativa prevê o manejo sustentável das florestas públicas plantadas como um ativo para construção de casas rurais.

Ortigara destacou que a iniciativa busca atender especialmente a população rural em situação de vulnerabilidade. “Estamos construindo essa parceria, em que o estado cede suas florestas, e a indústria entrega casas prontas, para atender a população pobre no campo, em especial dos municípios com baixo IDH”, explicou. O projeto será apresentado e lançado oficialmente na Expoingá, que será realizada de 9 a 19 de maio de 2024, em Maringá. 

O material desenvolvido pela empresa ponta-grossense é denominado CLT (Cross Laminated Timber). São lamelas de madeira coladas em camadas cruzadas, que oferecem resistência, estabilidade e eficiência acústica e térmica. A construção com madeira de reflorestamento ajuda a reduzir a emissão de carbono. 

ESTUDOS – A assinatura acontece na semana em que uma comitiva do Governo do Estado está em visita em missão internacional na Áustria e na Suécia, com visitas técnicas que têm como tema central justamente a madeira engenheirada – material que passa por um pré-processamento para ser usado na construção civil.

“Como temos as florestas públicas plantadas no Paraná, pensamos no manejo sustentável delas e em tecnologias de descarbonização. A utilização de madeira engenheirada nesses processos é uma das opções de uso desses ativos florestais, que podem ser transformados em construções de baixo carbono e em políticas públicas que envolvem construções sustentáveis”, explica o diretor do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop) da Seab, Breno Menezes de Campos, que integra a equipe da parceria com a empresa e representa a Secretaria na missão.

Informações: AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE