PUBLICIDADE

PG inicia testes de aparelho que identifica motoristas drogados

‘Drogômetro’ permite identificar até oito tipos de entorpecentes utilizados pelos condutores; análise é realizada através da saliva e leva, aproximadamente, cinco minutos

Agentes de segurança fazem os testes através da saliva dos motoristas
Agentes de segurança fazem os testes através da saliva dos motoristas -

Rodolpho Bowens

@Siga-me

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) deu início, na noite da última quinta-feira (7), aos testes com o ‘Drogômetro’, aparelho que identifica motoristas sob efeitos de drogas. Ainda em caráter de efeito preventivo, sem a possibilidade de autuar os condutores, o ‘drogômetro’ foi utilizado na rua Emílio de Menezes, na região de Oficinas, com a participação de 11 agentes de trânsito.

O aparelho, que intensificará as fiscalizações no Município, permite identificar as seguintes drogas: maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, opiáceos, benzodiazepinas, metadona e cetamina. Além disso, o ‘drogômetro’ consegue analisar o possível uso de drogas dos motoristas até seis horas após a utilização do entorpecente.

Segundo a coordenadora de trânsito da cidade, Patrícia, o aparelho ainda está sendo utilizado de maneira “preventiva”, pois, ele ainda não permite a autuação dos condutores. Porém, na mesma operação, o etilômetro foi manuseado para identificar motoristas sob o efeito de álcool. Nesse caso, se constatada a infração, o condutor pode ser autuado – assista ao vídeo no início da notícia para mais detalhes.

DROGÔMETRO - De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Tânia Sviercoski, o objetivo do aparelho é ampliar as medidas dedicadas à prevenção de acidentes de trânsito na cidade. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera como crime o ato de dirigir sob efeito de álcool e de outras drogas que alterem a capacidade psicomotora.

A análise das amostras, que é realizada através da saliva dos condutores, leva aproximadamente cinco minutos. “A verificação e emissão do resultado acontecem no próprio local, sendo possível confirmar se houve uso ou não de uma grande variedade de drogas”, disse o superintendente de Trânsito e Segurança Viária da cidade, João Rodrigo Pontes. Mais detalhes sobre o ‘drogômetro clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE