Mulheres ocupam 61% do quadro da varejista Lojas MM | aRede
PUBLICIDADE

Mulheres ocupam 61% do quadro da varejista Lojas MM

O número de mulheres em cargos de liderança também é representativo, atingindo 40% do total de funcionários

A vice-presidente do Grupo MM, Juliana Pauliki Michalowsi, junto com a presidente do Instituto Mundo Melhor (braço-social Da varejista), Cirlei Simão Pauliki, e com a gerente de comunicação interna, Rubiane Pauliki Zanetti
A vice-presidente do Grupo MM, Juliana Pauliki Michalowsi, junto com a presidente do Instituto Mundo Melhor (braço-social Da varejista), Cirlei Simão Pauliki, e com a gerente de comunicação interna, Rubiane Pauliki Zanetti -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A varejista paranaense Lojas MM é uma empresa que se destaca quando o assunto é representatividade feminina no mercado de trabalho. O grupo, com 2 mil colaboradores diretos, conta com mais de 60% dos cargos ocupados por mulheres, o que representa quase 1,2 mil mulheres. Muitas delas comandam equipes estratégicas, com grande presença na gestão e na gerência das lojas do grupo, representando um total de 40% nos cargos de liderança.

Um desses nomes na liderança é o da vice-presidente de RH, Juliana Pauliki Michalowski. Segundo ela, a Lojas MM atua em iniciativas de igualdade de gênero, isso significa que a empresa possibilita as mesmas oportunidades, salários e condições de trabalho para homens e mulheres. Ela explica que objetivo é que haja um equilíbrio no quadro de colaboradores.

“As mulheres buscam por valorização e lutam para que a desigualdade de gênero no ambiente corporativo diminua. Por isso, sempre estamos proporcionando oportunidades, com capacitação e valorização, para que elas possam conquistar os espaços que almejam em sua carreira, assim como os homens. Além disso, notamos que o toque feminino faz uma diferença, principalmente na questão de organização e dedicação”, ressalta.

Reconhecida por diversas vezes como uma das melhores empresas para se trabalhar no país e no varejo, pelo Great Place To Work (GPTW), a Lojas MM tem conquistado esse prêmio devido às políticas adotadas em prol dos colaboradores. Aliás, esse resultado é uma percepção dos próprios colaboradores, que respondem à pesquisa sobre o clima organizacional da empresa.

A vice-presidente do Grupo MM, Juliana Pauliki Michalowsi, junto com a presidente do Instituto Mundo Melhor (braço-social Da varejista), Cirlei Simão Pauliki, e com a gerente de comunicação interna, Rubiane Pauliki Zanetti.

Mulheres na liderança

A assessora executiva da gestão, Angélica Albino dos Santos, trabalha há 13 anos na Lojas MM. Hoje, na função que exerce, ela responde diretamente para o CEO e vice-presidentes, atuando em algumas demandas estratégicas. Mas, seu início de carreira foi como auxiliar de contas a pagar. “Onde eu via uma oportunidade, eu buscava abraçar. Então, fui assistente de contas a pagar, analista de uma parte fiscal, até que fui para uma área que me encontrei – a controladoria”, conta.

Foi na área de controladoria que Angélica exerceu seu primeiro cargo de gestão, na função de coordenadora da auditoria e segurança, onde ficou alguns anos atuando até se tornar gerente do setor de controladoria. “Eu lembro que quando entrei na empresa, eu já almejava uma vaga na controladoria, no entanto, o ambiente era predominante masculino na época. Anos depois, me tornei gerente desse setor. Hoje, é uma área super diversa, com mulheres e homens trabalhando, então é muito bacana ver o quanto a MM evoluiu e promove a igualdade de gênero”, enfatiza.

Mães no mercado de trabalho

Uma pesquisa realizada, no ano passado, pela Fundação Getúlio Vargas aponta que, após 24 meses, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade não estão mais presentes no mercado de trabalho, padrão que se repete até mesmo 47 meses depois. A maior parte das saídas do mercado de trabalho se dá sem justa causa e por iniciativa do empregador.

Na Lojas MM acontece o caminho inverso. Angélica fez questão de ressaltar que, por diversas vezes, já presenciou situações que a empresa acolhe a colaboradora que é mãe ou até mesmo deseja ser mãe, seja em uma situação cotidiana de precisar buscar o filho na escola ou no retorno das atividades após a licença maternidade. “Esses detalhes fazem bastante diferença para nós, mulheres, saber que podemos almejar nosso crescimento profissional, mas sem abrirmos mão dos sonhos da nossa vida pessoal”, destaca.

Sobre a Empresa

Com uma trajetória sólida e de crescimento, a Lojas MM transformou a pequena loja, fundada em 1978, em uma das maiores redes varejistas do país e a maior do seu estado de origem – o Paraná. Com 44 anos de história, a empresa possui mais de 200 lojas físicas situadas em quatro estados: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Mas, chega a todo território nacional através dos canais de vendas, como site, aplicativo e marketplace. Com mais de 2 mil colaboradores diretos e mais de 4,2 milhões de clientes, a MM é reconhecida como uma das ‘Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil’ e figura entre as ‘20 Melhores Empresas do Varejo Brasileiro’.

Das Assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE