Ponta Grossa recebe apresentações teatrais nos próximos meses | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa recebe apresentações teatrais nos próximos meses

A iniciativa contribui para a formação cultural de crianças em todo o Paraná e tem como objetivo fundamental democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão social

O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais.
O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto Crianças no Teatro, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e PalcoParaná, oferece a crianças de 6 a 12 anos o acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais enriquecedoras. Entrando em sua segunda edição, o circuito de apresentações inicia na segunda-feira (26), no palco do Guairinha, em Curitiba. O projeto se expandirá por 19 municípios paranaenses, cobrindo todas as macrorregiões histórico-culturais do Paraná.

Nesta edição, serão 190 apresentações teatrais e atividades de mediação cultural, com uma estimativa de alcance de aproximadamente 100 mil crianças da rede pública de ensino. Os recursos para a produção e execução do projeto foram, pela segunda vez, assegurados pelo Termo de Reinvestimento celebrado entre a SEEC e a Audi do Brasil.   

GALERIA DE FOTOS

  • O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais.
    O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais.
  • O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais.
    O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais.
  • O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais.
    O projeto oferece a crianças de 6 a 12 anos acesso gratuito a apresentações e experiências teatrais.
 

A iniciativa contribui para a formação cultural de crianças em todo o Paraná e tem como objetivo fundamental democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão social. O projeto busca estimular o hábito de frequentar o teatro e fomentar a circulação de companhias teatrais paranaenses, enriquecendo o cenário cultural do Estado.

“O Crianças no Teatro se consolidou como um pilar da política cultural do nosso Estado, mantendo-se firme em seu objetivo de descentralizar a cultura e formar novas plateias desde a infância”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É um projeto que, mais uma vez, convida nossas crianças a se encantarem com a arte”.

A agenda de espetáculos começa com a peça "O Mágico de Oss", da Cia. do Abração, a partir de 26 de fevereiro no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), em Curitiba, seguindo para outras cidades do Estado.

Este circuito de apresentações também conta com produções como "Qual a Graça de Laurinda?", da companhia Triolé, "A galinha Pim-Pim", da companhia Obragem, e "Carmela Caramelo e Remela" da X-Plan Produções, que também serão apresentadas em várias localidades e datas específicas ao longo do Estado.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO DE 2024:

"O Mágico de Oss"

A Cia. do Abração apresenta "O Mágico de Oss", o espetáculo que abre as atividades de 2024 do programa. Trata-se de uma reflexão profunda sobre valores humanos fundamentais, inspirada na obra clássica "O Mágico de Oz" de L. Frank Baum. São 64 apresentações programadas em quatro cidades entre os dias 26 de fevereiro a 31 de maio. A estreia acontece em Curitiba, seguindo para São José dos Pinhais, Antonina e Paranaguá; atendendo, também, estudantes de Morretes.

Curitiba: 26 de fevereiro a 22 de março

São José dos Pinhais: 1 a 5 de abril

Antonina (e estudantes de Morretes): 23 e 24 de maio

Paranaguá: 27 a 31 de maio

"Qual a Graça de Laurinda?"

O espetáculo é uma criação da Companhia Triolé, baseada em pesquisas sobre animações populares das décadas de 1970 e 1980. "Qual a Graça de Laurinda?" se caracteriza pela ausência de diálogos, priorizando a expressão corporal e a interação com a audiência. A trilha sonora desempenha um papel crucial, atuando como um personagem em cena. Com cores vibrantes e muita ação, a performance promete agradar públicos de todas as idades.

Campo Mourão: 5 a 7 de março

Marialva: 12 a 14 de março

Londrina: 18 a 22, 25 a 28 de março e 1 a 5 de abril

Jandaia do Sul: 9 a 12 de abril

Andirá: 15 a 19 de abril

"A Galinha Pim-Pim"

É uma peça realizada pelo Grupo Obragem de Teatro que combina narração, ação, bonecos e projeções para contar a história de uma galinha em uma jornada para resgatar seu ovo roubado. O espetáculo cria diferentes ambientes usando luz e projeções, enquanto a personagem enfrenta desafios e a terrível Raposa Vermelha. Nessa narrativa, são abordados temas de superação, maternidade e empoderamento feminino, promovendo identificação e reflexão tanto em crianças quanto em adultos.

Toledo: 08 a 12 de maio

Medianeira: 15 a 19 de maio

Dois Vizinhos: 27 a 31 de maio

Chopinzinho: 5 a 7 de junho

"Carmela Caramelo e Remela"

Inspirado no livro "Quando eu era Pequena" de Adélia Prado, "Carmela Caramelo e Remela" é produzida pela companhia X-Plan Produções e explora o mundo das descobertas, emoções e o reconhecimento do talento interior. O espetáculo é uma celebração da infância e da habilidade de ser poeta, repleto de músicas autorais, poesia e muita interação.

Guarapuava: 5 e 6 de março

Irati: 11 a 15 de março

Rebouças: 20 de março

Palmeira: 21 e 22 de março

Ponta Grossa: 1 a 5 de abril, 8 a 12 de abril, 15 e 16 de abril

Telêmaco Borba: 6 e 7 de junho

PROJETO- As produções foram escolhidas por meio de um Edital de Chamamento de Produtoras Culturais. O projeto se alinha ao Plano de Governo da atual administração estadual, reforçando o compromisso de fortalecer as políticas públicas de cultura, propondo a descentralização e o acesso a bens culturais.

A segunda edição do Crianças no Teatro reflete o esforço contínuo do Governo do Paraná em enriquecer a vida cultural de sua população jovem, cultivando futuras gerações apreciadoras das artes.

Em sua primeira edição, o projeto fomentou a circulação de companhias teatrais em 16 teatros distribuídos nas oito macrorregiões do Paraná, atingindo cerca de 69 mil crianças da rede pública municipal de ensino com idades entre 6 e 12 anos. A primeira edição do programa proporcionou, ao todo, 132 apresentações.

Saiba mais sobre o projeto Crianças no Teatro no site clicando aqui.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE