PG lidera a preferência de investimentos no interior do PR | aRede
PUBLICIDADE

PG lidera a preferência de investimentos no interior do PR

Informação foi revelada pelo gerente de Desenvolvimento Industrial e Social da Fiep, Marcelo Percicotti, em entrevista coletiva no lançamento da 28ª Sondagem Industrial. Pesquisa mostra que 87% dos empresários pretendem investir em 2024

Pesquisa foi apresentada pelo gerente e pelo presidente da Fiep
Pesquisa foi apresentada pelo gerente e pelo presidente da Fiep -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa é a cidade preferida para investimentos industriais, depois da Capital. É o que afirmou o gerente de Desenvolvimento Industrial e Social da Fiep, Marcelo Percicotti, nesta terça-feira (20), na entrevista coletiva do lançamento da 28ª Sondagem Industrial, após questionamento do Grupo aRede. O levantamento indicou que 87% dos empresários que responderam à pesquisa confirmaram disposição em fazer novos investimentos em 2024, e que, entre os entrevistados, 47% dos industriais se mostraram otimistas ou muito otimistas e 41% expressaram expectativa neutra para 2024. Participaram da coletiva de apresentação da pesquisa, além de Percicotti, o presidente da Fiep, Edson Vasconcellos.

A região dos Campos Gerais e o município de Ponta Grossa recebem inúmeros investimentos industriais, com bilhões aplicados nos últimos anos, com diversos já concluídos e outros vários em execução. Para Marcelo Percicotti, isso é fruto do otimismo dos empresários e da logística favorável. “O aquecimento que nós percebemos na sondagem está vinculado ao ânimo empresarial. Ele acreditar no seu próprio negócio, na competência que ele tem de melhorar o seu ambiente. Ponta Grossa é muito abençoada por Deus porque tem uma logística fantástica. A primeira opção fora capital sempre foi Ponta Grossa e acredito que não vai mudar isso”, revelou, na coletiva.

A diversidade do parque industrial também é favorável para a economia regional. “Ponta Grossa tem uma indústria que tem características locais, mas ela não é tão vocacionada como outras regiões do estado. Então ela é de interesse puro, muitas vezes, da logística. Isso traz o benefício. Então o industrial precisa estar convencido de que está procurando um bom local e que o município está tendo as portas abertas, que ele vai ter acesso ao poder público local a que as entidades representativas do município estejam de portas abertas para ele”, reforçou Percicotti.

Sobre os números apresentados pela pesquisa, o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, indicou que apesar de algumas incertezas que ainda pairam sobre o desempenho econômico do país, a indústria paranaense segue com boas perspectivas para 2024. “Muitos industriais ainda analisam o cenário com certa cautela e mantêm expectativas neutras, mas a disposição para novos investimentos mostra que a indústria do Paraná pode seguir crescendo neste ano”, afirma. “Entendemos que esse cenário pode ganhar em dinamismo se tivermos ações efetivas em prol de políticas industriais nas esferas federal, estadual e municipal, que melhorem nosso ambiente produtivo e impulsionem a competitividade das empresas. É colocando isso como prioridade que a Fiep vem pautando suas ações”, completa.

Investimentos

O presidente da Fiep destaca que os investimentos são fundamentais para que as indústrias aprimorem seus processos produtivos e conquistem novos mercados. “Principalmente por termos, da porta para fora das empresas, um ambiente com muitos desafios, é essencial que as empresas aumentem sua competitividade por meio de investimentos em melhorias de processos e produtos”, diz. “Porém, para isso, é preciso melhorar as condições de crédito no país. Como mostra a pesquisa, o alto custo dos financiamentos faz com que as indústrias precisem utilizar recursos próprios, quando haveria um estímulo muito maior para investimentos se tivéssemos crédito mais barato e acessível”, conclui.

Confira os detalhes da pesquisa aqui.

Fóruns Regionais

Durante a apresentação dos resultados da Sondagem Industrial, a Fiep divulgou, também, a realização dos Fóruns Regionais da Indústria, que acontecerão a partir de março. O objetivo dos encontros é aproximar a Federação de suas bases, conhecendo de perto as demandas e expectativas da indústria das diferentes regiões do Paraná.

“Nossa intenção é conhecer as necessidades da indústria em todo o Estado e, com base nisso, incentivar a implementação de uma política industrial focada nas prioridades de cada região, com a participação também dos municípios, que são fundamentais nesse processo”, explica Vasconcelos. Uma das principais características dos Fóruns será o forte engajamento de empresários, entidades parceiras e poder público para fortalecer a atuação do setor.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE