PG promove ações de prevenção a IST's durante o Carnaval | aRede
PUBLICIDADE

PG promove ações de prevenção a IST's durante o Carnaval

Além de orientações e distribuição de preservativos, Município também terá testagens rápidas no CTA/SAE

As atividades incluem a orientação dos cidadãos, distribuição de preservativos, testagem rápida, PEP e PrEP, entre outros
As atividades incluem a orientação dos cidadãos, distribuição de preservativos, testagem rápida, PEP e PrEP, entre outros -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa promoverá, durante o Carnaval, diversas ações voltadas à prevenção e à conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). As atividades, desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), incluem a orientação dos cidadãos, distribuição de preservativos, testagem rápida, PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), entre outros. 

“Essas atividades são muito importantes para o reforço das ações de prevenção e de promoção da saúde em nosso Município, que já é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido no combate às IST 's”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, o diferencial da ação que será realizada durante o Carnaval é a atuação das equipes no contraturno - das 18h às 22h -, facilitando assim o acesso de públicos que, geralmente, não conseguem acessar o serviço em horário normal.

“Nosso principal objetivo é oferecer oportunidade para que o maior número de pessoas possa ser atendida e orientada pelas equipes do CTA/SAE, contribuindo assim para o fortalecimento das ações dedicadas ao combate das IST 's em Ponta Grossa”, aponta. 

De acordo com o coordenador do CTA/SAE, Jean Zuber, o Município irá utilizar uma estratégia combinada de abordagem da população. 

“Iniciaremos com uma ação educativa no Parque Ambiental com a orientação dos foliões, distribuição de materiais informativos e de preservativos. Nos demais dias, os esforços serão concentrados no CTA/SAE, onde disponibilizaremos testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da oferta de PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), esclarecimentos de dúvidas, distribuição de preservativos e de material educativo”, explica.

CTA/SAE - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) são referências no atendimento integral e humanizado em ISTs, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose em Ponta Grossa. A comunidade pode acessar os serviços no espaço localizado na Rua Comendador Miró, 1420 – Centro. Próximo a rodoviária. Ou entrar em contato pelo telefone 3220-1000 – Ramal 4055.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE