Zonas rurais de PG e região terão CEP Digital | aRede
PUBLICIDADE

Zonas rurais de PG e região terão CEP Digital

Informações exclusivas obtidas pelo Portal aRede revelam que novo projeto irá facilitar logística da geolocalização de áreas rurais; projeto será lançado dia 04 de fevereiro

Projeto será lançado durante festividades do Show Rural, em Cascavel
Projeto será lançado durante festividades do Show Rural, em Cascavel -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os moradores de áreas rurais de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais agora terão o 'CEP Digital'. O novo projeto da Secretaria de Inovação do Paraná pretende facilitar a logística da geolocalização de zonas rurais, o que auxilia no processo de encontrar as residências para a entrega de encomendas, insumos agrícolas, entre outros.

Informações obtidas com exclusividade pela reportagem do Portal aRede dão conta de que o CEP Digital trabalha com o mapeamento das zonas rurais do Paraná para que as propriedades tenham um endereço digital em todas as plataformas de mapas virtuais.

O lançamento oficial do CEP Digital está previsto para o próximo dia 04 de fevereiro, durante a abertura das festividades do Show Rural, em Cascavel. Estarão presentes o governador Ratinho Júnior, que fará o anúncio, e o secretário Marcelo Rangel, responsável pela pasta.

BENEFÍCIO - A partir do lançamento do programa, as localidades de zonas rurais, bem como propriedades particulares, unidades de saúde, comércios, templos religiosos, entre outros, aparecerão nos aplicativos de mapas como Waze, Google Maps, e demais plataformas. Isso facilitará as entregas dos Correios e também de encomendas particulares.

Além disso, as rotas rurais serão traçadas e expostas para os aplicativos de mapas, o que pode beneficiar adeptos de cicloturismo, cavalgadas e pescaria, por exemplo.

CEP DIGITAL - Uma proposta de CEP Digital já existe no Brasil. Ela foi aplicada em favelas do país, em projeto desenvolvido pela ONG Gerando Falcões. Neste caso, um aparelho eletrônico define a latitude e a longitude da localidade e cria um código, a partir deste código os endereços são definidos. Ainda não há informações de como este processo funcionará no Paraná, mas se supõe que será semelhante.

A Secretaria da Inovação é a autora do CEP Digital, mas o projeto funcionará em conjunto com outras secretarias. A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) teve papel fundamental no desenvolvimento do CEP Digital.

Além da localização digital, o novo projeto também entregará aos residentes de zonas rurais uma placa física para ser exposta nas entradas das propriedades. Essas placas terão um QR Code com o endereço digital, que terá caráter de confirmação da localização para aqueles que procuram pelo endereço.

Os detalhes técnicos do projeto serão expostos no dia do lançamento do 'CEP Digital'. Entre estes detalhes estará a explicação da maneira como serão feitos os registros das casas e estabelecimentos das zonas rurais.

Além do 'CEP Digital' o Governo do Estado promete lançar mais novidades para o setor rural.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE