SAMU completa 18 anos de serviço em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

SAMU completa 18 anos de serviço em Ponta Grossa

Municipio foi o primeiro dos Campos Gerais a ter uma base do SAMU, que hoje conta com mais de 500 profissionais

São 33 ambulâncias e um helicopero que atuam na base de Ponta Grossa.
São 33 ambulâncias e um helicopero que atuam na base de Ponta Grossa. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa foi a primeira cidade na região dos Campos Gerais a implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, em novembro de 2005. Além da sede do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), que gerencia o serviço, Ponta Grossa abriga a Central de Regulação de Urgências (CRU), que realiza os atendimentos dos chamados ao 192, e também a base do serviço aeromédico, que faz o atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências com o helicóptero—A cidade sempre desempenhou um papel fundamental no acesso e regionalização do SAMU para outros municípios.

Quando completou dez anos na cidade, em 2015, o SAMU contava com 93 colaboradores atuantes no atendimento. Hoje, na região coberta pelo CIMSAMU, são cerca de 500 profissionais, 33 ambulâncias e um helicóptero, além das 22 bases descentralizadas na região, que atendem uma população de mais de um milhão de habitantes.

Além disso, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também é a Presidente do CIMSAMU, garantindo ainda mais engajamento e ações efetivas em conjunto entre a saúde municipal da cidade e o serviço. "O SAMU é fundamental para a trajetória da saúde em Ponta Grossa. É uma grande satisfação olhar para trás e ver tudo o que foi conquistado ao longo dos anos. Na pandemia este serviço se mostrou ainda mais essencial. A nossa maior conquista é salvar vidas e atender a comunidade da melhor forma possível", comenta a Prefeita Elizabeth Schmidt. 

Para Scheila Mainardes, Diretora do CIMSAMU, "o SAMU regionalizado é um importante componente da rede de atenção às urgências e o Município de Ponta Grossa foi fundamental para todo esse processo". Ela complementa: “18 anos de serviço é, sem dúvida, um marco significativo para o SAMU, que iniciou atendendo apenas Ponta Grossa e hoje dá guarida a mais 27 Municípios, proporcionando assistência em casos de urgência e emergência com qualidade e eficácia, sempre no intuito de salvar vidas e minimizar sequelas. Viva o SAMU! Viva Ponta Grossa!”

Com informações de assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE