Fila por especialidades médicas diminui em PG | aRede
PUBLICIDADE

Fila por especialidades médicas diminui em PG

Na última semana, quase 200 profissionais médicos e enfermeiros o de Ponta Grossa foram qualificados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais

As ações de capacitação fazem parte da função supervisional do Qualicis
As ações de capacitação fazem parte da função supervisional do Qualicis -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A diminuição da fila de pacientes que aguardam por consultas especializadas. Este é o primeiro resultado da implantação do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis) na 3ª Regional de Saúde. Na última semana, quase 200 profissionais médicos e enfermeiros do município de Ponta Grossa foram qualificados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). 

A Linha de Cuidado de Hipertensão Arterial e Diabetes foi tema de capacitação em evento realizado na Faculdade Santana. Com o Programa de Qualificação dos Consórcios do Estado (Qualicis) em funcionamento desde o mês de janeiro, os profissionais estão realizando “alinhamento” entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). 

Em Ponta Grossa, os profissionais da APS já verificam benefícios da implantação do Qualicis. “Resultados qualitativos ainda não podemos apontar, devido ao pequeno tempo de funcionamento. Mas a diminuição das filas por consultas com especialistas, já podemos notar”, exultou a  coordenadora da Linha de Cuidado de Doenças Crônicas da Atenção Primária, Daniele Fogaça de Almeida.

Conforme a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, o Qualicis conta com uma meta tripla: satisfação do usuário, qualidade na assistência e redução do custo para o Sistema de Saúde. “Estas capacitações auxiliam em todos os objetivos, já que qualificando os profissionais, há otimização no atendimento, e a economia dos cofres públicos”, destaca, completando que os recursos, tanto dos municípios, quanto do Estado, são melhor utilizados com a organização da Rede.

A Linha de Cuidado de Hipertensão Arterial e Diabetes foi tema de capacitação em evento realizado na Faculdade Santana
A Linha de Cuidado de Hipertensão Arterial e Diabetes foi tema de capacitação em evento realizado na Faculdade Santana |  Foto: Divulgação
 

Para a coordenadora da APS, o treinamento foi de suma importância para a organização do trabalho da rede assistencial. “O treinamento teve o intuito de padronizar o trabalho do Qualicis e melhorar o atendimento da população, especialmente usuários hipertensos e diabéticos”, contou, citando a participação de enfermeiros e médicos das Unidades de Saúde, equipe da Gerência de Atenção Primária e equipe do Complexo Regulador.

Durante a capacitação, os profissionais da APS aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre a estratificação de risco dos pacientes. “Verificamos o preenchimento das guias de compartilhamento do cuidado. Este documento é essencial para o trabalho da rede de atenção em saúde”, destaca a coordenadora, lembrando que a equipe multiprofissional esteve presente. "Eles puderam detalhar o trabalho realizado dentro do Qualicis. Além disso, foi demonstrado sobre o agendado dos retornos e dos exames previstos no Programa", completou.

As ações de capacitação fazem parte da função supervisional do Qualicis. “Promovemos o  matriciamento, no qual equipes da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial realizam o alinhamento necessário e o ajuste no fluxo de atendimentos. Visamos sempre o cuidado compartilhado entre os níveis de atenção”, finaliza a diretora do CimSaúde. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE