PUBLICIDADE

Sesa aguarda fim de reforma para implantar Ambulatório Universitário

Atendimento deveria ter iniciado em março, mas Estado aguarda transferência do imóvel pela Prefeitura de Ponta Grossa

A estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal está fechada desde abril do ano passado
A estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal está fechada desde abril do ano passado -

Mariana Galvão Noronha

@Siga-me

Com expectativa de abrir para os atendimentos em março de 2023, o Ambulatório Universitário Amadeu Puppi ainda não iniciou as atividades. Em setembro do ano passado, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Prefeitura, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) anunciaram a transferência do imóvel e do atendimento na estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal para a universidade, o que deve permitir aumento no número de leitos e na capacidade de atendimento à população de Ponta Grossa e região. Na época, a UEPG informou que a previsão era de início dos atendimentos em março deste ano, data que foi confirmada pela prefeita Elizabeth Schmidt em entrevista ao portal aRede no final de 2022, mas até o momento não se concretizou.

Após a transferência estrutural dos ambulatórios que hoje funcionam no prédio do Hospital Universitário, o Ambulatório ficará encarregado da parte das consultas, enquanto os Hospitais da UEPG se dedicarão exclusivamente ao trabalho assistencial. “Isto levará a um melhor atendimento da população, a uma ampliação de leitos nos nossos hospitais e a um melhor uso dos recursos financeiros estaduais destinados à saúde, suprindo demandas deixadas por outras instituições hospitalares”, defendeu o reitor, na época do anúncio.

Previsão

Questionada pela reportagem do Jornal da Manhã sobre o motivo do atraso e previsão de abertura, a UEPG não respondeu até o fechamento desta edição. A Sesa informou que o imóvel encontra-se, atualmente, sob gestão municipal e será transferido da prefeitura de Ponta Grossa para a UEPG após a conclusão das obras de reforma.

A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa, que afirmou: “os trabalhos estão dentro do cronograma e devem ser finalizados em breve, devendo, em pouco tempo, ser iniciados ali procedimentos de instalação do Ambulatório Universitário”, sem informar a previsão para início dos atendimentos no local.

A estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal está fechada desde abril do ano passado, quando a Vigilância Sanitária alertou o Poder Executivo sobre irregularidades na unidade hospitalar. Os pacientes foram transferidos e o local foi fechado para obras no telhado, parte elétrica e hidráulica. Desde então, o atendimento de urgência e emergência acontece exclusivamente nas UPAs Santana e Santa Paula.

Rede está sobrecarregada

O vereador Geraldo Stocco, relator da CPI da Saúde em 2022 , avaliou que o sistema de saúde de Ponta Grossa sofreu com o fechamento do Hospital Municipal e também a falta de médicos em Unidades de Saúdes nos bairros, questões que foram apontadas no relatório final da CPI. “Penso que a abertura do Ambulatório, gestado pela UEPG, traga uma melhoria constante. A sobrecarga nas UPAs é fruto destes acontecimentos que pioraram o atendimento de saúde em PG nos últimos meses. Precisamos de medidas imediatas que amenizem os efeitos negativos”, avalia Stocco

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE