PUBLICIDADE

Após reportagem do Portal aRede, placa em avenida é padronizada

Situação ocorreu na Avenida Visconde de Mauá e foi regularizada nesta quarta-feira (26); Prefeitura explica que radar instalado no local ainda não está em operação

Situação ocorreu na Avenida Visconde de Mauá e foi regularizada nesta quarta-feira (26); Prefeitura explica que radar instalado no local ainda não está em operação
Situação ocorreu na Avenida Visconde de Mauá e foi regularizada nesta quarta-feira (26); Prefeitura explica que radar instalado no local ainda não está em operação -

Sebastião Neto e Vitor Carvalho

@Siga-me

Após seguidores do portal aRede relatarem situação inusitada na Avenida Visconde de Mauá, em que duas placas de velocidade continham limite máximo com valores diferentes no mesmo trecho da via, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa corrige situação e padroniza sinalização da via em 50 km/h. No entanto, novo limite só passará a valer quando os radares instalados estiverem funcionamento. Até o momento, via de Oficinas segue com limite máximo de velocidade em 40 km/h.

Relembre o caso

Seguidores do portal entraram em contato com a redação relatando uma situação um tanto quanto incomum na avenida Visconde de Mauá, próximo ao Estádio Germano Krüger, em Oficinas: na altura do número 880, no sentido Centro, duas placas indicam, cada uma, velocidades máximas diferentes para a via.

Na margem esquerda da via, um radar eletrônico foi instalado por equipes contratadas pelo Departamento de Trânsito e logo abaixo dele a indicação da velocidade máxima de 50 km/h; todavia, na margem direita da pista, quase em paralelo com o radar, um poste de iluminação está com uma placa indicando a velocidade máxima de 40 km/h (conforme imagens acima).

A partir da dúvida dos motoristas, o portal aRede procurou a assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; em nota, a "Prefeitura esclarece que o radar instalado ainda não está em operação. Tão logo o dispositivo passe a funcionar, a informação será divulgada através dos canais oficiais do Município", disse.

Sobre a questão da velocidade, a nota destaca que "nos próximos dias, as equipes de sinalização do Município devem realizar a adequação da sinalização indicativa de velocidade, que passará a ser de 50 Km/h. A medida acontece após avaliação do Município e leva em conta as características da via e do fluxo de veículos e de pedestres na região", explica. O município ainda ressaltou que, enquanto o radar não estar operando, a velocidade máxima da via é de 40 km/h.

Velocidades diferentes na mesma via

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a possibilidade de trechos diferentes de uma mesma rua terem velocidades máximas diferentes; de acordo com especialistas na área, em casos como esse, a sinalização desta alteração de limite precisa ser feita no acesso à via, ou seja, no 'início de uma quadra'. Ao Portal do Trânsito, equipes da Setran em Curitiba explicaram a importância de pontos diferentes de uma mesma via terem limites de velocidades diferentes.

"Mesmo com a velocidade máxima definida para uma via, trechos com unidades de ensino e grandes polos geradores de tráfego (como igrejas, hospitais ou comércios) terão velocidade reduzida. Isso porque o trânsito é feito por diferentes atores, como pedestres que precisam fazer a travessia (incluindo idosos e cadeirantes) e ciclistas – não só por veículos", disse a superintendência da capital paranaense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE