PUBLICIDADE

Balansin consegue imóvel para a prática da equoterapia em PG

Iniciativa foi possível após indicação do vereador Paulo Balansin (PSD), que atendeu uma solicitação da Associação Terapêutica dos Amigos da Cavalaria

A prefeita Elizabeth Schmidt e o vereador Paulo Balansin estiveram na nova sede nesta sexta-feira (4).
A prefeita Elizabeth Schmidt e o vereador Paulo Balansin estiveram na nova sede nesta sexta-feira (4). -

Marcus Benedetti

@Siga-me

A Prefeitura Municipal, por intermédio do vereador Paulo Balansin (PSD), cedeu um novo espaço para a Associação Terapêutica dos Amigos da Cavalaria de Ponta Grossa (ATACPG). O pedido por uma sede aconteceu pois os profissionais da instituição realizavam os atendimentos dentro de uma baia de cavalos. A associação é responsável por atender 30 crianças com a prática da equoterapia e o espaço cedido pela prefeitura é uma estrutura localizada dentro do Centro Agropecuário.

Atualmente, três profissionais trabalham de forma voluntária na associação. O soldado Murilo Azevedo é o fisioterapeuta, enquanto o soldado Juliano de Paula é acadêmico em psicologia e está fazendo estágio. O cabo Emerson Eli, por sua vez, é o profissional de equitação. Eles trabalham com as éguas Pandora e a Dakota no local. Todos os profissionais têm cursos na área da equoterapia.

“Falei com a prefeita Elizabeth e ela prontamente atendeu nosso pedido. Fomos até lá (Centro Agropecuário) e agora vamos fazer um contrato renovável para a associação. É algo bem bacana, eles terão agora um lugar com estrutura e ficamos muito felizes em ajudar esse pessoal que faz isso de graça e de dar uma condição melhor para esses profissionais”, destacou o vereador Paulo Balansin.

“Essa entidade desenvolve um lindo projeto de equoterapia em parceria com a Polícia Militar, atendendo crianças e também adolescentes com deficiência. Parabéns pelo belo trabalho”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.

EQUOTERAPIA

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

É uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do cavalo é deslocado tridimensionalmente, resultando em um movimento similar ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Com informações da Biblioteca Virtual da Saúde

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE