Escola Cyrillo Ricci completa 50 anos de alfabetização | aRede
PUBLICIDADE

Escola Cyrillo Ricci completa 50 anos de alfabetização

Escola Municipal, que começou com apenas uma professora em 1972, comemora 50 anos atendendo em tempo integral

Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci homenageia seu fundador
Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci homenageia seu fundador -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fundada em 1972 como a pequena Escola Rural da Vila Ricci, a atual Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci homenageia seu fundador e comemora 50 anos alfabetizando, orientando e ensinando os alunos da região, em Ponta Grossa. Na manhã desta sexta (02), alunos, familiares, funcionários, familiares do patrono, Secretaria Municipal de Educação e a primeira professora da escola – dona Laurita Braga Kalinoski – se reuniram para celebrar a história da unidade.

GALERIA DE FOTOS

  • Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci homenageia seu fundador
    Escola Municipal Cyrillo Domingos Ricci homenageia seu fundador
  • Escola Cyrillo Ricci completa 50 anos de alfabetização
  • Escola Cyrillo Ricci completa 50 anos de alfabetização
  • Escola Cyrillo Ricci completa 50 anos de alfabetização
  • Escola Cyrillo Ricci completa 50 anos de alfabetização
 

Criança, Laurita trabalhava na casa de Cyrillo Domingos Ricci quando o então ferroviário disse à menina que ela precisava estudar. “Ele dizia, ‘quero que você estude e seja uma professora, que eu te darei um lugar para você fazer a escola’. Eu era pequena, estava sozinha, era a única professora. Atendia alunos de até 18 anos, de todas as idades. Fizemos a igreja, mudamos para cá e nos mandaram 10 professoras, nenhuma formada, que foram chegando e eu estudando. Ensinávamos, plantávamos verduras, fazíamos a merenda, aqui era um sítio”, relembra a professora, que começou como leiga e depois cursou o Magistério. “Hoje é uma escola em tempo integral, as pessoas falam muito bem daqui e eu espero viver muito ainda para ver muito mais evolução”, diz a octogenária professora.

Andreza Fornazari da Silveira, atual diretora da escola, destaca a importância da unidade para toda a comunidade. “Pelo lado pessoal, é uma satisfação muito grande estar à frente da escola neste momento, ensinando e educando as crianças. E para a comunidade é uma história, onde para eles passa um filme em que cada um lembra momentos muito importantes de suas vidas, e que farão parte também da vida de nossos alunos, que se lembrarão de tudo com grande alegria”, acredita a diretora.

Atualmente com 380 alunos em 13 turmas, todos estudando em tempo integral, da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, a escola foi ampliada em 2017 e dispõe de ampla estrutura. A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca a união entre escola e comunidade. “Toda a comunidade teve sempre, na escola, um ponto de apoio, uma referência. E assim continua sendo. Comunidade e escola caminham juntas, evoluem juntas e sempre saem fortalecidas quando trabalham em parceria, visando o grande objetivo que é a formação de nossas crianças”, comenta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE