PUBLICIDADE

Stocco propõe "drink emergência" para proteger mulheres de abuso

Vereador quer implementar medida para proteger mulheres vítimas de abuso ou assédio sexual em casas noturnas e baladas

Imagem ilustrativa da imagem Stocco propõe "drink emergência" para proteger mulheres de abuso
-

Vereador quer implementar medida para proteger mulheres vítimas de abuso ou assédio sexual em casas noturnas e baladas

O vereador Geraldo Stocco (REDE) apresentou o projeto de lei (PL) 14/2020 na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). A proposta, fundamentada em leis e projetos apresentados em outros municípios do Paraná, prevê a implementação de uma espécie de “drink emergência” nas casas noturnas da cidade. Na prática, o drink seria usado para proteger mulheres de casos de abuso e assédio sexual.

O tema da proposta de Stocco já é lei em Curitiba e está sendo discutida no Legislativo Municipal de Londrina. O projeto prevê que casas noturnas e baladas de Ponta Grossa incluam no seu cardápio um drink ‘fictício’ - ao pedir esse drink, a mulher estaria denunciando um caso de assédio sexual ou mesmo abuso. O texto prevê que os funcionários do estabelecimento sejam treinados para compreender a denúncia feita através do pedido do drink.

Além disso, o texto sugerido por Stocco prevê que as casas noturnas e baladas tenham cartazes dos banheiros femininos trazendo o nome do “drink emergência” e também conscientizando a mulher sobre a iniciativa e seu funcionamento. “A nossa proposta é que a equipe do bar esteja preparada para prestar o atendimento, socorrer a mulher e até mesmo acompanhá-la até o carro para evitar que algo aconteça”, disse Stocco.

Segundo o vereador, a proposta prevê ainda que os funcionários do estabelecimento possam chamar um motorista de aplicativo para levar a vítima até em casa e mesmo acionar a Polícia Militar. “Vemos os casos de abuso sexual crescendo e a nossa ideia é diminuir esse tipo de crime dando uma ferramenta para as mulheres se protegerem”, conta Stocco.

O projeto do vereador ainda tramitará nas comissões internas da Casa de Leis antes de ser votado em plenário.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE