PUBLICIDADE

Elizabeth defende verticalização dos bairros de PG

Vice-prefeita destacou que mudanças no zoneamento também deverão ocorrer em outros bairros da cidade

Imagem ilustrativa da imagem Elizabeth defende verticalização dos bairros de PG
-

Pauta no Legislativo Municipal, a verticalização das zonas comerciais e dos bairros de Ponta Grossa ganhou o apoio da vice-prefeita, Professora Elizabeth Schmidt (PSB). O projeto de lei (PL 63/2018) tratando do tema foi aprovado pelos vereadores, em primeira discussão, na última segunda-feira (23) e retorna ao debate nesta quarta (25). Nas redes sociais, a vice-prefeita destacou que em breve outras regiões, entre elas Oficinas e Uvaranas, “precisarão do zoneamento comercial para que o desenvolvimento aconteça uniformemente”.

Na visão de Elizabeth, a possibilidade verticalização da região comercial da Nova Rússia “trará ainda mais progresso à nossa cidade” – a vice faz menção a possibilidade de construção de prédios com mais de 30 metros de altura, desde que se realizem estudos de impacto de vizinhança (EIV). “A verticalização é um processo que toda grande cidade precisa se ajustar. No entanto, esses ajustes precisam ser feitos baseados em estudos técnicos, com responsabilidade e ampla discussão da sociedade”, salientou Elizabeth lembrando que as mudanças contam com a aprovação do Conselho da Cidade.

A vice lembrou que as alterações no zoneamento serão encaminhadas junto com o novo Plano Diretor e com o Plano de Mobilidade Urbana, trabalho de revisão recém anunciado. “Aproveito para reforçar à população, que serão realizadas oficinas comunitárias e audiências públicas, e a participação de todos é imprescindível, para construção conjunta das políticas públicas da nossa cidade”, salientou.

Via assessoria de imprensa, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) a lei de zoneamento urbano não sofre nenhuma “mudança concreta” desde 1999, data da criação do texto vigente. Em 2017, o Iplan criou um grupo de estudos pra fazer uma avaliação da cidade no quesito zoneamento. Esses estudos irão subsidiar o Plano Diretor [PD]. “Portanto, para o PD podem-se esperar mudanças expressivas e atualizadas no zoneamento de PG”, informou o órgão.

O Iplan destacou ainda que outras mudanças “pontuais”, como foi o caso da alteração proposta no zoneamento das avenidas Ernesto Vilela e Anita Garibaldi, além das ruas Antonio Vieira e Miguel Couto, todas na região da Nova Rússia, não são descartadas. “Caso ocorram outras mudanças pontuais, elas passarão por estudos e análise técnica dos órgãos consultivos e deverão passar pela aprovação do Conselho da Cidade”, informou o órgão.

Desenvolvimento econômico da região

Ainda sobre a verticalização, Elizabeth Schmidt (PSB) lembrou que esse é um fenômeno visto “no mundo todo”. “Vemos o estímulo da economia, a geração de empregos e o impulsionamento do comércio. Temos como exemplo cidades com o mesmo número de habitantes, porém com uma área territorial menor que a nossa, o que gera um menor investimento público em segurança, saúde, educação e cultura”, ponderou a vice-prefeita.

Vinicius Camargo chama atenção para ‘EIV’

Conhecido pela sigla EIV, o Estudo de Impacto de Vizinhança, que recentemente teve os valores de cobrança aprovados pelo Legislativo, foi salientado por Vinícius Camargo (PMB) durante o debate do projeto de lei na Câmara. “Essa mudança na lei não dá carta branca pra ninguém construir nada. A lei de impacto de vizinhança [EIV] prevê que estudos sejam realizados antes que um grande empreendimento seja edificado e prejudique toda uma região”, alertou Camargo durante o debate sobre o projeto de lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE