PUBLICIDADE

Governo amplia área de cobertura aeromédica

Inauguração da quinta base do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) garante cobertura a todas as cidades do Paraná

Aeronave modelo Esquilo B2 foi entregue nesta segunda pelo governador Beto Richa
Aeronave modelo Esquilo B2 foi entregue nesta segunda pelo governador Beto Richa -

Gabriel Sartini

@Siga-me

Inauguração da quinta base do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) garante cobertura a todas as cidades do Paraná

Resultado da parceria entre os governos municipal e estadual, foi inaugurada nesta segunda-feira (19) a quinta base do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) Comandante Dell’Aglio, que funcionará no Aeroporto Santana, em Ponta Grossa. O convênio entre a Prefeitura e o Governo Estadual, por meio das Secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública e Administração Penitenciária foi assinado em solenidade realizada no hangar que sedia o BPMOA, com a presença do governador Beto Richa.

A aeronave modelo Esquilo B2 é amplamente utilizada em todo o mundo para atendimentos de emergência, como remoção e resgate de pacientes e vítimas de acidentes, além de transporte de órgãos para transplante. O helicóptero tem capacidade para quatro pessoas: o piloto, um enfermeiro de voo, um médico e o paciente. A base do BPMOA em Ponta Grossa também terá condições receber helicópteros para operações policiais quando houver necessidade de apoio aéreo.

No acordo, a Prefeitura Municipal entra com a estrutura e o corpo técnico, enquanto o governo do Estado custeou a aeronave e o efetivo policial e de bombeiros para atuação no serviço. Equipes do Samu também concluem os treinamentos nesta semana para início imediato das operações aéreas. Ponta Grossa agora se torna a quinta cidade do estado a sediar uma base do BPMOA, além de Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá.

“Não tem como avaliar o valor de uma vida”, resume o prefeito Marcelo Rangel. “É um orgulho participar desse momento histórico, e tudo graças à parceria da Prefeitura com o governador Beto Richa e à reestruturação do Aeroporto Santana, que permitiu que este importante serviço fosse trazido para a cidade”, completa Rangel. Para ele, a chegada do BPMOA é uma transformação para a saúde e a segurança da região dos Campos Gerais. “O atendimento em emergência é crucial, a diferença entre vida e morte é uma questão de minutos e nossa base certamente fará muitas vidas serem salvas”, complementa o prefeito.

O governador Beto Richa lembrou durante a cerimônia que desde o início de seu primeiro mandato, em 2011, já foram mais de 10 mil deslocamentos realizados por todas as bases aéreas do Paraná, seja com transporte de pacientes, seja com o transporte de órgãos. “Agora serão mais 57 municípios atendidos em toda a região de Ponta Grossa, até Telêmaco Borba, União da Vitória, Guarapuava. Estamos em vias de assumir a liderança do ranking de transplante de órgãos no país e a nova base será fundamental para alcançarmos este número”, afirma.

O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, também esteve presente na solenidade e ressaltou o “compromisso com a vida” do governo. “Nada disso seria possível sem uma rede integrada, porque não adianta ter o helicóptero se não tiver para onde levar, por isso a importância do investimento nos leitos de UTI e da inauguração do Hospital Regional dos Campos Gerais, tudo fazer parte desta rede dedicada a salvar vidas”, avalia.

O helicóptero também é equipado como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel aérea, podendo transportar pacientes de alta complexidade e até recém-nascidos em um raio de 250 quilômetros. “É mais eficiência em saúde e segurança, essa descentralização é fundamental para mostrarmos à criminalidade que a polícia do Paraná está preparada”, argumenta o secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, delegado Julio Reis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE