Paciente do HU tem mão costurada ao abdômen | aRede
PUBLICIDADE

Paciente do HU tem mão costurada ao abdômen

Trata-se da técnica do uso de retalho abdominal para atender a paciente que perdeu a cobertura da palma e dorso da mão esquerda após acidente em tombamento de bitrem

Imagem ilustrativa da imagem Paciente do HU tem mão costurada ao abdômen
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Trata-se da técnica do uso de retalho abdominal para atender a paciente que perdeu a cobertura da palma e dorso da mão esquerda após acidente em tombamento de bitrem

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) realizou, nesta quarta-feira (14), pela primeira vez, cirurgia de recuperação de pele da mão em paciente vítima de tombamento de bitrem que transportava soja. Com duração de 2 horas, a cirurgia Groin Flap se constitui na técnica do uso de retalho abdominal para cobertura da mão pós-trauma e foi realizada pelos cirurgiões plásticos Rafael Pires e Alfredo Benjamin Duarte da Silva. Professor do Departamento de Medicina da UEPG, Alfredo da Silva é especialista em cirurgia reconstrutiva e microcirurgia.

O paciente foi atendido no Pronto Socorro Municipal – e devido à gravidade da lesão foi transferido ao HU-UEPG. Rafael Pires explica que o motorista perdeu a cobertura da palma e dorso da mão esquerda no acidente. O médico conta que o motorista chegou ao hospital com indicação de amputação da mão, mas que ao examinar o trauma decidiu por colocar a mão do paciente dentro do abdômen para a recuperação da pele perdida.

Para a recuperação da pele, Rafael Pires observa que a mão permanece no abdômen por três a quatro semanas. A recuperação tem acompanhamento e reavaliação semanal, segundo o médico, para proporcionar ao paciente de 66 anos uma recuperação tranquila após o implante da mão no abdômen. O diretor do HU-UEPG, Everson Augusto Krum, ressalta que o paciente daqui a três meses poderá retornar ao hospital para nova cirurgia voltada para recuperação de movimentos da mão.

Além dos cirurgiões plásticos Rafael Pires e Alfredo Duarte, a equipe de cirurgia foi composta pelo anestesista Carlos Magno; os residentes de Cirurgia Geral e Anestesia, Thiago Merini e Giordano Passoni; a instrumentador, Elenise Santos; os acadêmicos de Medicina, Guilherme Stirmer e Willian Josviak; e a circulante, Silmara de Almeida.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE