PUBLICIDADE

PG terá mobilização contra Reforma da Previdência

Lideranças sindicais e de movimentos populares organizam evento que terá passeata e aula pública contra a reforma previdenciária

Proposta deve entrar em discussão na Câmara dos Deputados na próxima semana
Proposta deve entrar em discussão na Câmara dos Deputados na próxima semana -

Com a proposta de reforma na Previdência Social prevista para ser votada na próxima semana, lideranças políticas e populares se organizam em todo o Brasil para realizarem protestos contra o projeto do governo do presidente Michel Temer (PMDB). Em Ponta Grossa, o evento acontecerá na próxima segunda-feira (19) e é organizado pela Frente Brasil Popular, Frente 'Povo sem Medo' e pelo Fórum em Defesa da Previdência, além de contar com a participação do SindUepg e de outras entidades sindicais.

Em Ponta Grossa, a mobilização começará com uma concentração na Praça Barão de Guaraúna, conhecida como Praça dos Polacos, marcada para às 16h. Em seguida, os manifestantes farão uma panfletagem no Terminal Central de ônibus da cidade e, por fim, às 18h, está prevista uma aula pública sobre a proposta de reforma previdenciária – a aula contará com a participação de professores e militantes do ramo sindical e do Direito.

Entre os palestrantes da aula pública está o professor Tércio Alves do Nascimento, presidente do núcleo regional da Associação Sindical dos Trabalhadores em Educação (APP), em Ponta Grossa. Tércio ressaltou que é preciso observar a proposta da Reforma da Previdência de maneira séria. “Compreendemos que alguns aspectos do sistema previdenciários devem ser alterados, mas a atual proposta pune e prejudica apenas a classe trabalhadora”, diz Tércio.

Na visão de Nascimento, entre os problemas da atual proposta, está o fato do texto “não combater os privilégios do Legislativo e Judiciário”. “A reforma é necessária, mas não nesses moldes”, diz o presidente da APP em Ponta Grossa. A aula pública também contará com a participação de Aknaton Toczek Souza, advogado e professor universitário que deverá fazer uma exposição sobre a relação entre Estado, Sociedade e direitos dos cidadãos e trabalhadores.

Também em protesto contra a Reforma da Previdência, professores e agentes universitário da UEPG cogitaram cruzar os braços no próximo dia 19 – o grupo também discute paralisações e protestos contra medidas adotadas pelo Governo do Estado do Paraná no plano da educação pública.

Mobilização é feita nas redes sociais

Os organizadores do ato que acontecerá em Ponta Grossa tem utilizado as redes sociais para mobilizar os trabalhadores. A intenção do ato é conscientizar a população sobre o que os organizadores consideram uma “retirada de direitos adquiridos”. Até o momento, os dois deputados federais com base política em Ponta Grossa, Aliel Machado (REDE) e Sandro Alex (PSD), são contra a proposta – ambos consideram que mudanças são necessárias, mas questionam o texto atual da reforma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE