Câmara de PG deve retomar sessões com obras finalizadas | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG deve retomar sessões com obras finalizadas

Sede do Legislativo Municipal passa pela primeira reforma substancial desde a inauguração na década de 1980

VÍDEO
| Autor:

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a primeira sessão ordinária agendada para o dia 19 de fevereiro, a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) deverá retomar as atividades parlamentares com a estrutura renovada. Desde que as sessões de 2017 foram encerradas, as obras para melhorar quesitos de acessibilidade e segurança foram intensificadas. Durante o recesso, a sede da Casa de Leis passou por alterações significativas após um investimento de cerca de R$ 250 mil nas obras.

Segundo o diretor geral da Câmara, Renato Webber, as obras e alterações planejadas seguem no ritmo estipulado. “A parte de obras já foi praticamente finalizada no plenário que agora passará por uma limpeza geral, faltariam apenas as duas plataformas que deverão ser instaladas e estar em funcionamento em tempo hábil para a retomada dos trabalhos”, contou Webber.

A melhoria de quesitos de acessibilidade na Câmara ganhou celeridade com a eleição do primeiro vereador cadeirante da história: Felipe Passos (PSDB). Desde que Felipe conquistou uma vaga na Câmara, o presidente do Legislativo, Sebastião Mainardes (DEM), tem demonstrado esforços em melhorar quesitos de acessibilidade do local. “Fizemos o possível para adequar o espaço até que pudéssemos fazer as obras de maior porte”, contou o vereador.

O investimento feito pelo Legislativo prevê alterações no plenário, como a possibilidade de acesso de cadeirantes ao púlpito, além de maiores condições de locomoção do espaço. Para o vereador Felipe Passos, a mudança trará melhorias não só para ele, mas como para outros deficientes físicos que poderão frequentar o espaço. “Uma pessoa com mobilidade reduzida tinha muitas dificuldades em se locomover no Legislativo”, contou Passos.

Com os servidores retornando ao trabalho no primeiro dia do próximo mês, algumas adequações serão realizadas para o funcionamento adequado da estrutura do Legislativo. Além do problema da acessibilidade e de quesitos de segurança, a Câmara também sofre com a falta de espaço para gabinetes já que antes eram 15 vagas para vereadores e atualmente são 23 cadeiras.

Falta de acessibilidade em prédios públicos

O presidente da Casa de Leis, vereador Sebastião Mainardes (DEM), lembra que a falta de acessibilidade e a despreocupação com quesitos da prevenção de incêndio não são exclusividade da sede Legislativo de Ponta Grossa. “A Prefeitura também sofre com o mesmo problema, nossas obras [no Legislativo] só demoraram mais porque todos os projetos e processos licitatórios tiveram que ser feitos pelo Executivo”, explicou o presidente sobre o demora no início das intervenções na estrutura do Legislativo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE