Patrulha Maria da Penha visita distrito de Itaiacoca | aRede
PUBLICIDADE

Patrulha Maria da Penha visita distrito de Itaiacoca

Agentes estiveram em cinco localidades para informar sobre como proceder em casos de violência doméstica e a aplicação de medidas protetivas

Agentes estiveram em cinco localidades para informar sobre como proceder em casos de violência doméstica
Agentes estiveram em cinco localidades para informar sobre como proceder em casos de violência doméstica -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Agentes estiveram em cinco localidades para informar sobre como proceder em casos de violência doméstica e a aplicação de medidas protetivas

A Patrulha Maria da Penha visitou, nesta semana, diversas localidades do distrito de Itaiacoca. O objetivo da ação era orientar a população das comunidades do Biscaia, Pocinho, Passo do Pupo, Dos Santos e Três Barras sobre a atuação da Patrulha no atendimento às medidas protetivas e como os cidadãos podem denunciar casos de violência contra a mulher.

“É muito importante que a Patrulha Maria da Penha realize esse trabalho de divulgação junto às famílias do município. Além de prestar os devidos esclarecimentos sobre os procedimentos legais relacionados às medidas protetivas e como as denúncias podem ser feitas, as equipes se aproximam da comunidade e isso contribui para uma atuação cada vez mais eficiente”, aponta o secretário de Cidadania e Segurança Pública Ary Lovato. “A informação sobre como agir  nos casos  de violência doméstica é uma grande ferramenta para que os casos de sejam denunciados e as medidas protetivas sejam efetivamente cumpridas, independente do local onde essas famílias se encontrem”, completa Lovato.

De acordo com a assistente social e coordenadora da Patrulha, Liliane Chociai, o trabalho de divulgação das ações da Patrulha Maria da Penha no interior do município pode contribuir para que casos de agressão cheguem até as forças de segurança e as providências sejam tomadas. “A distância entre os locais podem ser um empecilho na hora de denunciar, ainda mais em se tratando de casos de violência doméstica e contra a mulher que, na maioria das vezes, se encontra fragilizada e receosa de denunciar por inúmeros motivos, sejam de ameaça ou falta de estrutura. Com a visita das equipes e a divulgação, inclusive nos postos de saúde, cria-se uma saída para que as mulheres tenham coragem de denunciar”, explica.

Atuação

A Patrulha Maria da Penha atua principalmente no acompanhamento de mulheres vítimas de violência e no cumprimento de medidas protetivas concedidas pelo poder judiciário. Atualmente é composta por duas equipes de Guardas Municipais que realizam visitas constantes às vítimas e encaminham os cidadãos que porventura descumpram as medidas protetivas aos órgãos competentes. Atualmente, a Patrulha Maria da Penha acompanha mais de 30 medidas protetivas no município.

Atendimentos em casos de flagrante

De acordo com o secretário Ary Lovato, o atendimento nos casos de flagrante de violência doméstica e contra a mulher podem ser denunciados à quaisquer forças de segurança. “O trabalho da Patrulha é principalmente de cumprimento de medidas protetivas, ou seja, quando já há a judicialização dos casos. Em situações onde está ocorrendo a agressão ou violência, todas as forças de segurança podem ser acionadas, inclusive a Guarda Municipal, de acordo com suas competências e jurisdições”, conclui.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE