Arquipar diversifica e busca inovar com o investimento em pessoas
Construtora realiza obras de construção civil e infraestrutura, além de atuar na mecânica civil industrial. Empresa prioriza tecnologias, mas foca nas pessoas para crescer
Publicado: 01/10/2025, 14:57

Com mais uma década de atuação na área da engenharia e construção civil, a Arquipar Construtora, empresa ponta-grossense, realiza projetos em diversas cidades paranaenses e até mesmo em outros estados. A empresa é especializada não somente em obras residenciais, comerciais e industriais, mas também atua em obras de infraestrutura, tais como terraplanagem, drenagem e pavimentação, além de atender o setor fabril, com a mecânica e manutenção civil industrial.
“Nós começamos atendendo o agronegócio, expandimos a operação para atender empresas do ramo papeleiro, principalmente do ramo da celulose, que estão instaladas ali na CIC, em São José dos Pinhais, e até algumas que abriram filiais em Ponta Grossa. Depois de alguns anos, começamos a trabalhar também na parte de mecânica industrial, e mais recentemente com infraestrutura urbana”, explica o arquiteto e urbanista Gabriel Dib, diretor de projetos da Arquipar Construtora. Hoje, por exemplo, a empresa está construindo uma UBS e um CMEI em Ponta Grossa e realiza obras em cidades como Palmeira, São João do Triunfo; e recentemente executou uma obra na Ceasa, em Curitiba.
No âmbito da inovação, Gabriel destaca que a construtora realiza muitos investimentos, mas que para tudo isso funcionar, o principal foco é nas pessoas. “Hoje a gente fala muito sobre inovação construtiva, temos o BIM, temos as formas de se construir, off-site, on-site, então temos várias terminologias que podemos abordar, mas no final das contas, hoje eu acredito que a Arquipar se orgulha de falar que o maior investimento que fazemos em inovação é em pessoas”, diz. “Temos nossas câmeras nas obras, o RDO diário, mas esse investimento em inovação está focado nas pessoas, buscando a sustentabilidade. Hoje, mais de 60% dos canteiros de obras têm irregularidades”, acrescenta.
Atualmente, a Arquipar possui quase 70 colaboradores e tem uma taxa média de crescimento de 100% do faturamento anual, segundo o diretor, taxa média que deve continuar e até aumentar, muito em função dessa inovação e dessa capacitação constante. “Temos que ser o máximo eficiente possível, então utilizamos diversas ferramentas, iniciando pela capacitação de quem está na ponta, para, a partir disso, trazer diversas inovações em softwares, de parceiros integrados ao sistema, que também ajudem a impulsionar a empresa para frente”, conclui.