Time Planning alia engenharia e inteligência para elevar a performance industrial
Empresa é especializada em manutenções industriais e na organização de paradas programadas. Grupo também possui as empresas Kaizen e NeXisT, que formam um ecossistema de soluções para indústrias e negócios inovadores
Publicado: 07/11/2025, 19:30

Empresa presente em vários estados brasileiros, prestando serviços em diversas indústrias, a Time Planning atua junto a unidades fabris para que a empresa possa elevar sua performance, garantindo maior tempo de linhas rodando e com a máxima eficiência operacional. Isso garante otimização dos custos, resultando em um maior rendimento e maior faturamento para indústrias, dos mais variados portes, das pequenas até as grandes unidades de multinacionais.
Em entrevista ao Podcast Papo de Mercado, o CEO da Time Planning, Robson Ribeiro dos Santos, detalhou todas as capacidades da empresa. Especializada em engenharia, a Time Planning é o braço de ‘inteligência’ do grupo, que atua desde uma análise para otimização empresarial até a programação de uma parada programada ou uma manutenção emergencial. “Nós trazemos um diagnóstico das necessidades, elaboramos planos de atividades específicas, avaliamos os melhores recursos, os melhores prazos e avaliamos riscos, para levar a melhor solução para as empresas, para que elas possam otimizar seus resultados”, diz ele. “Porque máquina parada é dinheiro deixado na mesa”, acrescenta o profissional.
No caso de uma parada geral, por exemplo, Robson explica que se trata de uma manutenção sistemática, que se enquadra dentro do conceito de manutenção de classe mundial. “Atuamos desde o diagnóstico para atender essa empresa, avaliando procedimentos, capacitação técnica de funcionários, até quantidade de funcionários; histórico de falhas, de manutenções realizadas, e elaboramos um plano de ação. Desde a construção do Plano Diretor de manutenção e adequação de time” detalha.
O CEO da empresa detalha os procedimentos relacionados à manutenção, explicando que a falta desse cuidado pode levar a falhas, o que demanda medidas emergenciais e a empresa pode parar por mais tempo. “A corretiva é a mais cara que tem. Há, ainda, a preditiva e a prescritiva, que é um instrumento que avalia o ponto exato, a curva P-F, do melhor momento para realizar a manutenção. E tem as paradas setoriais. Então atuamos nesse sentido”, informa.
Um dos diferenciais da Time Planning é que, apesar de atuar com grandes empresas e multinacionais, ela também tem equipe especializada para atender a pequenas e médias indústrias, que não têm estrutura para montar um grande time de engenharia. Nesse ponto, a Time Planning atua oferecendo sua expertise de engenharia e performance para otimizar a empresa.
Empresas formam um ‘ecossistema’ de soluções empresariais
O CEO da Time Planning, Robson Ribeiro dos Santos, detalha que, além da Time Planning, o grupo possui outras empresas, que formam um ecossistema de soluções empresariais. Enquanto a Time Planning é especializada em engenharia e consultoria, a ‘Kaizen Service’ é focada em execução, especialmente em manutenções, como manutenção especializada, mão de obra multifuncional, lubrificações, entre outros. Outra empresa é a NeXisT Academy, que é o braço educacional, que leva conhecimento técnico e capacitação. “Temos toda parte de engenharia e consultoria, com profissionais qualificados; temos profissionais de execução capacitados em metodologias de alta performance; e temos capacitação tanto para nosso grupo de clientes quanto para o mercado também”, conclui.





















