Colégio Integração prioriza a convivência e a formação humanizada
Fundada em 2001, Instituição de Ensino ponta-grossense desenvolve uma metodologia única, com uma formação mais humanizada, aliando conhecimento científico e cultural. Convivência é priorizada entre os alunos em amplas áreas comuns
Publicado: 05/11/2025, 14:17

O Colégio Integração é um símbolo do sucesso da educação em Ponta Grossa neste novo milênio. Criado por Waldir Uller e Adriana Uller, que tinham o ideal de dar a melhor educação possível para os seus filhos, a Instituição de Ensino foi fundada em 2000 e iniciou sua primeira turma em 2001, com apenas sete alunos, em uma pequena estrutura de 145 metros quadrados. O ensino de qualidade foi reconhecido, ganhou mais alunos e, já no ano seguinte, o casal buscou novo espaço para o Colégio. Hoje, o Integração é um dos principais colégios particulares de Ponta Grossa, que atende alunos do Berçário ao Ensino Médio, com uma estrutura privilegiada, em frente ao Lago de Olarias.
Ao preparar o que consideravam um ensino ideal para os filhos, Adriana e Waldir criaram uma metodologia de ensino própria, com um foco diferenciado na formação, que vai além do ensino científico, mas na formação humana. “Preparamos a escola por interesse de dar a melhor educação para nossos filhos. E essa educação primava não só por conhecimento científico, mas também por conhecimento cultural e humano, e até hoje o colégio prima por isso”, resume Adriana Uller, sócia proprietária do Integração. “A nossa proposta de trabalho, desde o início, foi fornecer educação de qualidade, para que todos os alunos que chegassem até nós, procurássemos trabalhar eles como um todo, independente das especificidades de cada criança”, completa Waldir Uller, diretor e sócio.
GALERIA DE FOTOS
Com o crescimento da escola ao longo dos anos, foi possível investir em estrutura. Essa construção seguiu os ideais da escola, explica o diretor, em um espaço que prima a convivência e a interação entre os alunos. “Sempre que pensamos em espaço de escola, pensamos na possibilidade de ter espaços para os alunos, para não ser um ‘confinamento’. Então, a primeira coisa que buscamos na nossa estrutura foram os diversos pátios, um espaço para que haja realmente um espaço de convivência, para que eles possam realmente exercitar a integração, interagir, conversar, estarem juntos”, detalha o fundador.
O Integração atende alunos desde o Berçário, que recebe bebês a partir de quatro meses. “Durante o período em que ficam no colégio, proporcionamos vários projetos, onde eles possam desenvolver coordenação motora, seu psicomotor, a socialização. Dentro da sala de aula, trabalhamos com três professoras, todas formadas, preparadas para o cuidado e o desenvolvimento dessas crianças, então temos toda a estrutura para receber esses bebês”, detalha Ângela Robes Blanc, professora do Berçário.
Já no Ensino Médio, além da educação básica, há um foco específico em auxiliar os alunos a encontrar e desenvolver suas vocações para o mercado de trabalho. Isso garante alta efetividade em vestibulares. “Os estudantes são convidados a estudar sobre a formação geral básica e também itinerários formativos, que ajudam eles a se preparar para o ambiente de trabalho, concursos e vestibulares, para profissionalização e outros campos que a vida possa apresentar para eles”, detalha Tiago Augusto Barbosa, coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Multidisciplinaridade
O Integração também prioriza outras habilidades, como a esportiva, musical e tecnológica, com robótica, além de contar com laboratórios para atividades extracurriculares, oficina de redação, entre outros. “Nós temos uma grade extensa de atividades esportivas e culturais. Temos desde vôlei, basquete, futsal, handebol, enfim, várias modalidades desde quatro anos até ensino médio. E temos modalidades para pais, para a comunidade em geral”, explica Edna Francieli Araujo Alves Delgado, Coordenadora de Esportes e Educação Física.
Projeto de Vida
Ao reconhecer que o campo religioso é muito diversificado, a escola aborda esse assunto em uma visão mais holística, com um ‘Projeto de Vida’. “Trabalhamos OPEE, que é um campo humano. Então cada um pode seguir a sua religião, primando pelos fatores essenciais de cada religião, que é o respeito mútuo, a solidariedade”, resume Adriana. “Hoje, a sociedade em geral exige seres mais completos e o objetivo principal é que tenhamos verdadeiros cidadãos dentro da sociedade. Então temos que contemplar todo aprendizado que temos nas disciplinas, criando-o para uma sociedade forte, que faça escolhas bem acertadas”, completa Lucia Magri Pescador, professora de OPEE.
SERVIÇO
Colégio Integração
Endereço: Rua Lagoa Azul, 217, Oficinas
Contatos: Fone: (42) 3229-2237
WhatsApp (42) 99976-0212
Redes Sociais: Instagram @integracao_colegio
Facebook: @cointegração
Sobre - ‘O Melhor da Educação’ é um projeto anual realizado pelo Grupo aRede em parceria com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe). Em sua 13ª edição, o projeto tem o objetivo de mostrar a estrutura das escolas particulares e suas metodologias de ensino, para auxiliar os pais a escolherem a melhor opção para seus filhos neste momento de preparação para o próximo ano letivo, com o início das matrículas.
































