Mais de 900 estudantes receberão o Projeto Glória do Meu Quilombo nos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Mais de 900 estudantes receberão o Projeto Glória do Meu Quilombo nos Campos Gerais

Cartilha e áudio livro são os materiais de apoio à comunidade escolar com informações sobre a cultura do povo negro e dos quilombolas

Multiartista Ligiane Ferreira faz ciclo de palestras em escolas, sobre cultura negra e quilombola
Multiartista Ligiane Ferreira faz ciclo de palestras em escolas, sobre cultura negra e quilombola -

Publicado por Iasmin Gowdak

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Compartilhar as narrativas do povo negro e dos quilombolas, em especial aquelas pertencentes ao Quilombo da Colônia Sutil (Ponta Grossa/PR), assim como promover a história da escritora, compositora, cantora e poeta, Carolina Maria de Jesus. Esses são os objetivos centrais do projeto “Glória do Meu Quilombo – A Importância de Carolina Maria de Jesus”, que entra para a sua terceira edição na região dos Campos Gerais do Paraná.  

Atravessados pelo racismo, e outras violências sociais, as duas trajetórias são representadas neste projeto, que destaca a história de vida da artista, ao mesmo tempo em que reforça o dever social de resgate da memória da população negra

Nas próximas semanas, o projeto visitará dez escolas da rede estadual de ensino, compreendendo estabelecimentos urbanos e rurais em quatro cidades. Serão três colégios na cidade de Ivaí e outros três em São João do Triunfo. Já Ipiranga e Porto Amazonas foram contemplados com duas escolas em cada município, para receber a palestra.  Nos encontros, a equipe que é formada 100% por mulheres irá contar a história da escritora Carolina Maria de Jesus, associada a história do ‘Quilombo Sutil’, comunidade quilombola localizada em Ponta Grossa

Este ano, o diferencial do projeto é a distribuição de 2.500 cartilhas direcionadas aos estudantes da rede pública com idade a partir dos 14 anos, e o áudio livro com o conteúdo das palestras. De acordo com a idealizadora dos projetos “A Glória do Meu Quilombo”, Ligiane Ferreira, a realização deste projeto vai além da democratização do estudo sobre a história e a cultura afro-brasileira, da história da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, e na formação da sociedade nacional, como preconiza a Lei nº 10.639; também fomenta a construção histórica de comunidades quilombolas no interior do Paraná. 

“A Glória do Meu Quilombo surge da necessidade de conexão e comunicação com as pessoas negras e da periferia de escolas públicas. Também de falar que existe um quilombo com uma grande importância histórica brasileira aqui em Ponta Grossa e no Estado. A Colônia Sutil é um local de resistência, existência e sabedoria ancestral e é muito necessário saber a história por trás dela”, comenta a multiartista.

A Glória Do Meu Quilombo – A Importância De Carolina Maria De Jesus é um projeto de produção de Ligiane Ferreira e Inspire Projetos Criativos; aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura - Governo Federal.

ORIGEM DO PROJETO - “A Glória do meu Quilombo – A importância de Carolina Maria de Jesus” é um projeto de iniciativa de Ligiane Ferreira, que há mais de três anos desenvolve atividades voltadas à representatividade negra, ao protagonismo feminino e a memória e pertencimento da comunidade da Colônia Sutil em Ponta Grossa, comunidade esta pertencente aos quilombolas. Sua ligação com a Colônia Sutil é afetiva e familiar, pois seu pai nasceu e foi criado até os 8 anos no local. Assim, desde sua infância, o pertencimento foi construído em sua memória e isso fez com que seu objeto de trabalho profissional estivesse diretamente ligado as suas ancestralidades. 

Ligiane conta que foi assim que nasceu a primeira proposta em 2018, com a montagem do monólogo “Quarto de Despejo”, para depois produzir “A Glória do Meu Quilombo”, em palestra, a fim de protagonizar a fala quilombola e apresentar à comunidade escolar as tradições da Colônia Sutil. Na ocasião, foram mais de 500 pessoas atendidas pelo projeto em mais de dez (10) escolas localizadas em diferentes bairros do município de Ponta Grossa. 

“Como resultado, o projeto reforçou o resgate da memória da população negra do Brasil, causando identificação em grande parte do público que, oriundos de escola pública periférica, têm em suas raízes, laços da cultura negra”, afirma a atriz e dramaturga. “Gloria do Meu Quilombo” correlaciona a cultura negra, a história dos quilombos no Brasil e na região dos Campos Gerais, com a obra literária de Carolina Maria de Jesus. 

CRONOGRAMA: 

DATAESCOLA                                      MUNICÍPIO

15/04Escola Estadual do Campo LustosaIpiranga (PR)

15/04Colégio Estadual Doutor Claudino dos SantosIpiranga (PR)

23/04Colégio Estadual Arthur Costa e SilvaIvaí (PR)

23/04Colégio Estadual Sagrado Coração de MariaIvaí (PR)

23/04Colégio Estadual Professora Ine Messias ErdmannIvaí (PR)

29/04Colégio Estadual Francisco Neves FilhoSão João do Triunfo (PR)

29/04Colégio Estadual do Campo de Vila PalmiraSão João do Triunfo (PR)

06/05Colégio Estadual Cívico Militar Coronel AmazonasPorto Amazonas (PR)

06/05Colégio Estadual do Olivio BelichPorto Amazonas (PR)

13/05Colégio Estadual do Campo Profº Argemiro Luis de LimaSão João do Triunfo (PR)

As palestras do projeto “Gloria do Meu Quilombo” começam pelo município de Ipiranga, a partir de 15 de abril. No entanto, de acordo com a organização do projeto, o cronograma pode variar conforme disponibilidade das escolas em seu calendário de ensino. 

Em cada encontro haverá interprete de libras e material informativo em braile, além do acesso ao áudio livro. 

Com informações de assessoria. 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right