Espaços culturais do PR têm programação gratuita para crianças | aRede
PUBLICIDADE

Espaços culturais do PR têm programação gratuita para crianças

Confira as atividades preparadas pelos museus e a Biblioteca Pública do Paraná

As crianças podem aproveitar o recesso escolar.
As crianças podem aproveitar o recesso escolar. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os museus e demais espaços culturais do Estado estão repletos de atividades gratuitas para crianças de todas as idades aproveitarem as férias de julho. Espaços pertencentes à secretaria de estadual da Cultura, como Biblioteca Pública do Paraná, Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer, Centro Juvenil de Artes Plásticas e Museu Casa Alfredo Andersen estão com programação especial.

Na Biblioteca Pública do Paraná, as crianças podem aproveitar o recesso escolar com lançamentos de livros, oficinas de origami e sessões de cinema. O evento Hora do Conto também continua com contação de história todas as semanas.

O Museu Paranaense (MUPA) segue com oficinas gratuitas para crianças e adolescentes. Na terça-feira (16), o público de 6 a 16 anos poderá se divertir na visitação mediada. Em seguida, os participantes são convidados a se desenharem em autorretratos gigantes na oficina de desenho e pintura.

No dia 17, a criançada poderá brincar de  "Xanrí (aves), Jogé (caranguejo) e Pirá (peixe) visitam o museu". A partir de contos indígenas, crianças de 3 a 5 anos vão explorar o Museu enquanto se locomovem de maneiras não usuais, divertidas e experimentais pelos espaços do MUPA, imitando animais.

A programação no MUPA terá ainda contação de histórias, visita sensorial e construção de roupas com materiais não habituais na atividade “O corpo das árvores”, no dia 18. Oficina de música e dança no dia 19, contação de histórias e oficina de argila inspiradas nos mitos e histórias ancestrais do povo Xetá no dia 21; e oficina de desenho no último domingo do mês.

Há várias opções para as crianças nas oficinas do Museu Oscar Niemeyer. Na sexta-feira (12), crianças de 6 a 10 anos serão convidadas a tirar os sapatos e explorar as áreas externas do museu, onde vão coletar elementos que farão parte de uma nova composição. No dia 18, a oficina Voo livre estimulará a criatividade com a confecção de passarinhos com materiais diversos. E para exercer o lado diretor de cinema, no dia 19, pessoas com mais 16 anos produzirão breves filmes a partir das narrativas presentes em obras que estão ao redor.

Com a intenção de criar um ambiente de interação entre as crianças e suas famílias, os participantes com menos de 14 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados de um adulto responsável. Para participar das oficinas, é necessário adquirir os ingressos antecipadamente no site do museu. As vagas são limitadas.

Além de atividades práticas, o MON terá visitas guiadas, sempre às 11h, nas mais diversas exposições e salas. É necessário comprar o ingresso de acesso ao museu diretamente na bilheteria no dia da ação e se dirigir ao ponto de encontro indicado. Sujeita à lotação.

Neste mês de julho também abrem as matrículas das oficinas gratuitas do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), unidade pertencente à Secretaria de Cultura. As atividades incluem teatro, dança, artes visuais e desenho para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. O período de inscrição vai de 15 a 26 de julho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Ao todo são 172 vagas e para realizar a matrícula o responsável pela criança ou adolescente precisa ir pessoalmente à secretaria do CJAP, na Rua Mateus Leme, 56, em Curitiba. Mais informações e descrição dos documentos obrigatórios para a matrícula estão disponíveis neste link.

No Museu Casa Alfredo Andersen, continua até o dia 28 de julho a exposição "Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito", do artista visual e arte-educador Nilson Sampaio, especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As obras apresentadas são resultado do trabalho de seus jovens alunos, que foram convidados a assumirem a pintura de uma tela tendo como observação um objeto simples: uma árvore. Sob o tema central "Minha Natureza", cada obra revela que, mesmo diante de um tema comum, a interpretação é pessoal e singular.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE